Mais da metade dos municípios de Mato Grosso do Sul estão na bandeira vermelha, que indica um grau alto de risco para contaminação da COVID-19. O Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), 49ª semana, aponta 45 cidades nessa nível, ao passo que, na semana passada, eram 26. Se comparada à 48ª semana, 42 municípios mantiveram o grau de risco, 7 melhoraram e 30 regrediram. Campo Grande continua na mesma posição com risco elevado para a doença, que permite atividades essenciais e não essenciais de baixo risco.
Conforme o mapa situacional das quatro macrorregiões de saúde, apenas Três Lagoas, Selvíria, Angélica e Novo Horizonte estão na bandeira amarela, que indica risco tolerável. Já na cor laranja, no grau médio, são 27 municípios e, na vermelha, estão a Capital, Dourados, Corumbá, Ponta Porã, Bonito e outras 40 cidades. A piora dos indicadores tem preocupado o governo do Estado.
“Tivemos uma grande regressão no grau de risco em virtude dos indicadores mais preocupantes neste momento que são: o aumento dos casos, de óbitos e redução de leitos disponíveis”, explicou o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, que reforçou que o governo tem recursos para adquirir a vacina.
(Texto de Mariana Ostemberg publicado por Dayane Medina)