Testes com protocolos de segurança foram feitos ontem
Campo Grande será palco do primeiro evento esportivo ‘indoor’ de nível nacional com público. A capital foi a escolhida para sediar as finais da Supercopa 2020, que vai marcar a reabertura do Ginásio Avelino dos Reis, o Guanandizão. A inauguração será amanhã (30) com a final masculina e para garantir segurança aos atletas e aos espectadores, um evento-teste foi realizado ontem (8) no local.
A capacidade máxima do ginásio é de 6 mil pessoas, mas diante da pandemia causada pela COVID-19, para os jogos da Supercopa a capacidade estipulada foi de 10%, ou seja, 600. Segundo o diretor-presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esportes), Rodrigo Terra, a capacidade é menor que a estipulada no decreto que autoriza realização de eventos esportivos e socais.
“No decreto está que podemos colocar 30% da capacidade máxima do local, mas para ter tranquilidade que será um evento seguro para todos os envolvidos, nós optamos em trabalhar com 10%, até porque esse será o primeiro evento com público do Brasil e nós precisamos dar exemplo e mostrarmos que com medidas de segurança é possível fazer esporte com público”, explicou.
As pessoas que foram convidadas a assistir aos jogos, federações que fizeram parte da história do Guanandizão, sentarão com distância de dois lugares entre elas. As fileiras de cadeiras liberadas ao “mini-público” também serão intercaladas. “Estamos aqui nesse evento-teste, justamente, para detalhar todas as ações do protocolo de biossegurança e ter certeza que no dia vai funcionar e que não teremos aglomerações”, assegurou Terra.
Para os eventos, os sete portões estarão abertos e cada um terá uma equipe da Vigilância Sanitária para fazer a aferição de temperatura e monitorar para que não aconteça aglomerações nas entradas. O coordenador da Vigilância Sanitária, Orivaldo Moreira, afirmou que conforme o decreto municipal está tudo apto para que ocorra o evento.
“Será um evento moderno e que tem tudo para sair redondo. As equipes da Vigilância estarão monitorando para que o decreto e a resolução da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) sejam cumpridos ”, ressaltou. No local também estará proibida à venda de alimentos e bebidas.
O ginásio estava interditado desde 2013 e em novembro do ano passado começaram as obras de revitalização. A expectativa era de inaugurá-lo no aniversário da Capital, mas a obra atrasou por conta da pandemia.
Jogos
A Supercopa promove encontro entre os campeões da Superliga e da Copa Brasil. Serão dois jogos que vão abrir a temporada do vôlei nacional, ambos em Campo Grande. Além da final masculina, com disputa entre as equipes de Taubaté e Cruzeiro às 20h30. Na semana seguinte, dia 6, no mesmo horário e local, acontece a disputa feminina entre Dentil/Praia Clube e Sesc RJ Flamengo.
(Texto: Rafaela Alves)