Presidente da Câmara quer órgão mais acessível e próxima da população

Em seu quarto mandato como vereador, Carlos Augusto Borges, conhecido como Carlão, assume a presidência da Câmara de Vereadores de Campo Grande e pretende trazer para o dia a dia da Casa de Leis a essência de seu trabalho: Comunitário! A ideia é trabalhar em conjunto com vereadores para esse perfil mais popular do local que denomina como Casa do Povo.

Em entrevista à Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campo Grande, o presidente Carlão destacou como será seu mandato como vereador e presidente da Casa de Leis.

Que palavra o senhor escolheria para definir sua presidência?

Carlão: Popular

Como presidente, quais medidas o senhor pretende implantar já de imediato na sua liderança à frente da Casa de Leis?

Carlão: Nas primeiras ações estamos organizando a parte administrativa e humana da Casa de Leis. Com esse perfil mais popular, estamos auxiliando os novos vereadores e os reeleitos para que possamos, assim que retomadas as sessões em fevereiro, atender com celeridade e eficiência toda Campo Grande.

A questão da saúde, especialmente a pandemia, merece ser tratada como prioridade. Por isso, vamos auxiliar o Executivo em todos os projetos que vierem à Casa sobre o tema.

Em seu quarto mandato como vereador, no que o senhor avalia que a Câmara de Vereadores precisa avançar?

Carlão: Com toda certeza na proximidade com a população. Precisamos tanto levar o Poder Legislativo aos bairros, quanto trazer a população de volta para a Casa do Povo. Não existe sentido de a Câmara não ser totalmente aberta e acessível à população. Somos o Poder mais próximo da população e para sermos totalmente eficazes, devemos estar atentos, com a participação constante do povo.

Como o senhor avalia que será esta nova legislatura?

Carlão: Acredito que será plural e participativa. Tenho percebido esse perfil da nova composição da Câmara, tanto por parte dos reeleitos, quanto dos novos pares.

Para o senhor, como será a representação feminina na Casa de Leis tendo apenas uma vereadora?

Carlão: Infelizmente temos apenas uma vereadora nesta nova legislatura. Mas pelo que percebi Camila Jara terá uma atuação intensa e engajada nas lutas das mulheres e minorias. Ela é  jovem e vem com todo gás necessário para fazer a diferença. Desejo a ela sucesso nessa empreitada.  Tenho vários projetos voltados para a defesa das mulheres, tanto no combate à violência, quanto nas áreas da saúde e educação. Minha equipe de trabalho é, em sua grande maioria, feminina e conheço bem a força da mulher na sociedade.

Como deve ser a relação da Câmara de Vereadores com a Prefeitura nos próximos quatro anos?

Carlão: Harmônica e independente, sempre priorizando os interesses da população. Cobrando as demandas prioritárias dos campo-grandenses. Fiscalizando a eficiência das ações do Executivo.

Quais serão as medidas que a Câmara e a nova Mesa Diretora devem adotar com relação à pandemia?

Carlão: Vamos cumprir todos os protocolos indicados pelas autoridades em Saúde. Manter o distanciamento. Em fevereiro, quando formos abrir os trabalhos em Plenário, iremos reunir e definir quais as novas medidas a serem tomadas.

Quais as bandeiras o senhor pretende defender durante seu mandato como presidente e como vereador?

Carlão: Minha bandeira prioritária é a população, principalmente das periferias. Causas fundamentais como a saúde, emprego, habitação, educação e segurança sempre foram foco da minha atuação e vão permanecer. Sou de origem comunitária e venho da periferia, conheço de perto as consequências da ausência ou ineficiência do Poder Público. Por isso, tenho como meta fazer o que é prioridade e que interfere diretamente na vida das pessoas.

Haverá alguma mudança na Casa de Leis com relação às sessões? Elas continuarão fechadas ao público?

Carlão: Por enquanto estamos vivendo uma fase complicada da pandemia e temos decretos para evitar aglomerações. Nossas sessões retornam em 18 de fevereiro. Se até lá a situação estiver resolvida com certeza abriremos a Casa do Povo. Mas, infelizmente, hoje não podemos afirmar nada. Acredito que após o período de vacinação, conseguiremos retornar com sessões públicas, inclusive com sessões comunitárias nos bairros e instituições.

Como o senhor pretende aproximar a Casa de Leis da população? E como incentivar a participação popular?

Carlão: Estimulando o povo a vir à Câmara, facilitando o acesso da população a Casa de Leis, aos gabinetes. Ao público em geral que acessem as redes sociais e site oficial da Casa, sessões abertas, sessões comunitárias e itinerantes. Audiências públicas e eventos com a participação popular. Fazendo campanhas que conscientizem a população sobre a importância de participar da Câmara e de todos os debates do Poder Legislativo. Também para que cobrem e sugiram aos seus representantes as demandas da sociedade.

O que a população de Campo Grande pode esperar da Câmara de Vereadores tendo como presidente o vereador Carlão?

Carlão: Muito trabalho e dedicação para fazer o melhor a nossa população. Sou assíduo, acessível e constante. Vou permanecer atendendo o povo e me dedicando incansavelmente aos campo-grandenses. Considero que o vereador é um servidor público, um despachante do povo para resolver os problemas do dia-a-dia e também os grandes entraves da sociedade.

Não existe milagre em política, são necessários recursos, por isso não prometo facilidades. Ainda mais no Poder Legislativo, em que não detemos a caneta para executar. Mas garanto que vamos Legislar, Reivindicar as prioridades e Fiscalizar o Executivo. Fazer nosso papel com resultados concretos, porque a população está cansada de discursos fáceis. 

Confira outras notícias relacionadas de política.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *