UFMS abre licitação para compra de câmeras

Para reforçar ainda mais a segurança, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) abriu ontem (26) licitação para ampliação do sistema de videomonitoramento. Conforme o edital publicado no Diário Oficial da União, o valor está previsto em um pouco mais de R$ 457,6 mil para instalação dos equipamentos em todas as áreas críticas, reduzindo as ações criminosas.

A universidade que já utilizava esse sistema de segurança desde 2015, agora tem a nova licitação que solicita a empresa ganhadora o fornecimento de 42 aparelhos gravadores e 168 discos magnéticos avaliados em R$ 457.617,30 com vigência do contrato de 12 meses.

O projeto compreende a implementação de um Sistema De Segurança Eletrônica composto por equipamentos e softwares de monitoramento por vídeo, além de uma infraestrutura que comportará a transmissão das imagens e sua disponibilização para eventuais consultas.

Segundo a UFMS, a ampliação é importante para garantir condição mais segura a funcionários e acadêmicos. Entre os benefícios a instituição terá o monitoramento da vigilância em tempo real de todas as áreas críticas do campus, tendo assim os registro de todos os eventos em vídeo com alta qualidade para posterior consulta e investigação.

Segurança

Em 2015, a universidade colocou 220 de câmeras de segurança em todo o campus, com o objetivo de inibir ações criminosas no local, assim como aconteceu em 2011 quando uma acadêmica de 20 anos foi estuprada dentro da instituição. Após o ocorrido, houve aumento na segurança e, tempos depois, a instalação do videomonitoramento.

Os equipamentos possuem sensores infravermelho e foram instalados em pontos estratégicos da universidade. As imagens captadas seguiam para uma central de monitoramento que funciona 24 horas por dia e ficam armazenadas por ao menos 30 dias. Acesse outras notícias em destaque.

(Texto: Dayane Medina)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *