Reivindicação de candidata e moradores reforça presença de ônibus da Guarda Municipal

Candidata também planeja fortalecer segurança na área escolar

A candidata a vereadora em Campo Grande, Marinalva Pereira (DEM-MS), conversou com o Estado Online nesta semana sobre a reivindicação realizada por ela e outros moradores que resultou no reforço da presença do ônibus da Guarda Civil Metropolitana na região Central da cidade.

Marinalva Pereira, conhecida também como Marinalva “Nota 10”,  revela que os moradores da área não tinham “sossego” devido aos problemas recorrentes na região. “Há muito tempo as pessoas sobem da rodoviária e ficam migrando ali naquela região da Morada dos Baís e vai até a Orla. Ali os moradores se sentiam incomodados porque de manhã, à tarde e à noite eles ficavam por ali”, inicia.

A candidata garante que era sempre atendida quando solicitava viaturas no local, porém decidiu pedir pelo reforço do ônibus itinerante da Guarda Civil. “Eu comecei a ligar para o comandante da região e pedi que esse ônibus ficasse lá fixo para ajudar a combater o movimento de tráfico de drogas, aglomeração, brigas, furtos.  Nós fomos atendidos e aquele ônibus faz parte dos projetos e outros pedidos que eu luto todos os dias para que a minha cidade fique bem”, comenta. 

Na visão da política, o ônibus afasta e “reprime” a ação de infratores nas dependências da Morada. “Quando eles entram na região e veem o ônibus eles já mudam de destino, então ali eles não ficam mais”, ressalta

De acordo com Marinalva Pereira, essas e outras demandas voltadas para a área da segurança pública da Capital integram sua agenda de propostas. Outra pauta que ela visa defender na Câmara Municipal é a assistência de viaturas nas proximidades das escolas municipais e estaduais. “Nós já tivemos casos de  mortes nas saídas das escolas, brigas, então eu gostaria de pedir mais viaturas para que elas fiquem de manhã até a noite”, afirma.

A candidata relata que recebe muitas demandas de vizinhos e outros conhecidos que sabem do envolvimento que ela tem com ações sociais. Denis Machado, motorista de aplicativo, é uma das pessoas que costumam entrar em contato com Marinalva Pereira.

O motorista conta como a chegada do ônibus itinerante reduziu a criminalidade na região e expõe as dificuldades que enfrenta devido a presença dos infratores.  “Não pode sair e deixar a casa porque esses caras pulam, roubam, eles ficam cuidando sempre. Se você sair tem que ser rápido ou deixar alguém na casa. Graças a Deus a Marinalva conseguiu colocar o ônibus e diminui bastante. Se o ônibus tá aqui não tem nada, se ele sai já fica cheio de novo de drogado, desses caras”, fala.

Reforço na segurança 

O comandante da Guarda Civil Metropolitana, Anderson Gonzaga, em entrevista o Estado Online explicou o trabalho realizado com o apoio do ônibus. 

“O ônibus vai atender as sete regiões de acordo com a necessidade. Neste ano vamos tentar permanecer com ele ali na área central devido a chegada do final do ano e as operações, mas a intenção é priorizar as sete regiões”, reforça.

Gonzaga também esclareceu quais são os critérios levados em consideração no momento de definir as regiões da Capital onde o ônibus deve circular. “Nas demais regiões é feito um levantamento e no local mais crítico, onde está ocorrendo maior criminalidade a gente vai tentar colocar o ônibus pra poder amenizar”, esclarece.

O comandante ainda explica que as principais abordagens realizadas na Morada dos Baís pela Guarda Municipal são relacionadas aos crimes de posse e tráfico de drogas. Ao todo, oito guardas realizam patrulhamento na região em regime de  rodízio.

Gonzaga enfatiza que o ônibus colabora com o trabalho diário dos guardas municipais.“Ele contribui porque serve como ponto de apoio, ele tem câmeras internas, então ele tem um gerador que pode funcionar a noite e durante o dia. Ele oferece uma estrutura melhor para o próprio guarda”, diz.

Conforme o comandante, o ônibus é resultado de uma parceria entre a Guarda Municipal com o Governo Federal para combater o crack.

Confira na íntegra programa gravado sobre o ônibus itinerante:

Veja Mais:

Vídeo: Cadela que foi furtada é recuperada pela polícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *