MS inicia vacinação antiaftosa com meta de imunizar 9 milhões de bovinos

Na última etapa, realizada em maio, Estado vacinou 99,4% do gado contra doença

Mato Grosso do Sul começa no dia 1° de novembro a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa, que é obrigatória para bovinos e bubalinos. A previsão da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) é de que 9 milhões de cabeças sejam imunizadas entre os animais do Planalto e do Pantanal. Na campanha de maio, foram imunizados 99,45% do rebanho estadual, o maior índice de imunização do país. A afirmação é do presidente da Iagro, Daniel Ingold, que aponta “que o índice de imunização obtido em maio foi o maior do Brasil”.

“Isso comprova o profissionalismo do Estado diante da vacinação da febre aftosa”, salientou o presidente da Iagro.

Ele relembra que com a extinção da ZAV (Zona de Alta Vigilância), o calendário do Estado será dividido em apenas duas regiões: Planalto e Pantanal. A decisão foi tomada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e esta será a primeira campanha de vacinação com a nova divisão para fins de controle sanitário animal no Estado.

Dessa forma, na região do Planalto a vacinação é obrigatória para animais até 24 meses entre os dias 1 e 30 de novembro. O registro no sistema da Iagro deve ser realizado pelo produtor rural entre os dias 1 de novembro e 15 de dezembro.

Já no Pantanal, os optantes de novembro devem vacinar todo o rebanho entre 1 de novembro e 15 de dezembro. O registro deve ser realizado no sistema da Iagro entre os dias 1 de novembro e 31 de dezembro. Nas duas regiões já foi liberado sistema para comercialização da vacina.

(Reportagem completa na pág. A8 da versão digital do Jorna O Estado)

Veja mais:

Beneficiário pode contestar suspensão de auxílio de R$ 300

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *