Disparada na carne bovina derruba o movimento de açougues

De janeiro a setembro, o quilo da carne subiu seis vezes na Capital

Os consumidores que não abrem mão de um bom churrasco aos fins de semana ou até mesmo da mistura no dia a dia já devem ter reparado que o preço da carne foi às “alturas”. Em Campo Grande, o produto subiu 3,32% no mês de setembro, pesando no bolso dos consumidores na hora da compra. Com isso, os açougues aumentaram o preço em mais de 40% em alguns cortes e em contrapartida estão registrando queda nas vendas de aproximadamente 30%.

Conforme o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), no ano, o quilo da carne acumula alta de 43,24% na Capital. De janeiro a setembro houve três quedas de preço e seis meses de alta, sendo quatro seguidas. Em janeiro, fevereiro e maio as quedas foram de 4,69%, 2,93% e 4,28%. Em março subiu 0,24%, abril 1,50%, junho 3,25%, julho 0,23% e agosto 8,89%.

O departamento informa que a alta se deve, principalmente, ao aumento do dólar, que está em R$ 5,76. “Em função do dólar estar mais valorizado em relação ao real, além da orientação para o mercado externo. Enquanto o dólar estiver alto e houver demanda externa, os produtores vão orientar a produção para os portos e vai faltar aqui.”

(Texto: Izabela Cavalcanti)

Veja também: Comércio prevê contratações para o fim do ano

 

Confira a notícia completa aqui, em nossa versão digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *