UFMS abre vagas para vestibular de 2021

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) abriu esta semana as inscrições para o Vestibular 2021 e para a 1ª, 2ª e 3ª etapa do Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) até o dia 14 de janeiro. Essas são as únicas formas de ingressar na universidade no próximo ano, já que a instituição não vai aceitar o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

De acordo com a UFMS, estão sendo oferecidas 5.276 vagas para 114 cursos. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site concurso.fapec.org, e a taxa de inscrição é R$ 120, com pedido de isenção até o dia 11 de novembro.

Os candidatos podem optar por fazer a prova em Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã ou Três Lagoas. Este ano, as provas de Direito e Medicina podem ser realizadas em qualquer um dos onze municípios.

Ingresso

Após muita discussão, o Coun (Conselho Universitário) da UFMS aprovou a resolução do Conselho de Graduação que optou pela suspensão do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) como forma de ingresso para o primeiro semestre de 2021 na universidade.

Com isso, restam duas maneiras de ingresso: o vestibular, que contempla 80% das vagas, e o Passe, que é uma das novas formas de ingresso na universidade, que em vez de medir o aprendizado dos candidatos em uma única prova, medirá o aprendizado ao final de cada ano do ensino médio e terá 20% das vagas.

Conforme o presidente do Conselho de Graduação, Ruy Alberto Caetano, ter o Sisu como uma forma de ingresso inviabilizaria o início do ano letivo e, consequentemente, atrasaria a formação de novos profissionais em 2021.

A decisão não é permanente e o Sisu deve voltar a ser opção de ingresso possivelmente no segundo semestre de 2021, mas atualmente para cursar na UFMS o candidato deve ter concluído ou concluir o Ensino Médio até a data prevista para matrícula na universidade, para então prestar vestibular.

No Passe, candidatos que ainda estão cursando o Ensino Médio, devem realizar avaliações ao final de cada ano letivo, com conteúdos específicos daquele período.

O processo seletivo é composto por três etapas e a escolha do curso só ocorre na última. A primeira etapa é direcionada aos alunos que concluirão o 1º ano do Ensino Médio em 2020; A segunda etapa é direcionada para alunos que concluirão o 2º ano do Ensino Médio em 2020; A terceira etapa é direcionada para alunos que concluirão o 3º ano do Ensino Médio em 2020. Veja outras manchetes.

(Texto: Dayane Medina)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *