Hospital Universitário encerra plantão na ala destinada a COVID19

O Humap-UFMS (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) encerrou na segunda-feira (26), o último plantão na ala COVID. Na manhã de ontem (27), já não havia ocupação nos 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ativados na instituição para tratamento de pacientes graves com coronavírus.

A habilitação dos leitos ocorreu por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e do Ministério da Saúde. O prazo de funcionamento contratado era de 90 dias. Por não haver prorrogação do período de contratualização, a ala COVID voltará a funcionar como UCO (Unidade Coronariana), especializada no tratamento de pacientes adultos com problemas cardíacos.

Em publicação na rede social da instituição, os profissionais de saúde que anunciaram o fim dos plantões na ala COVID, definiram o ato como um momento “humano e emocionante”. Eles agradeceram ainda, pela “saúde dos profissionais e dos pacientes que aqui receberam cuidado até a alta”.

De acordo com o chefe da Unidade de Clínica Médica, José Wellington Cunha Nunes, o sentimento que prevalece com o encerramento dos trabalhos é de gratidão. “Fizemos o nosso melhor, para os pacientes e seus familiares”, frisou.

Nunes reiterou que durante os atendimentos, as equipes passaram por períodos muito dolorosos em que lidaram diariamente com diversas famílias abaladas. “A doença veio de repente, e o sentimento de dever cumprido resume a situação, de termos oferecido o mínimo para que as famílias se sentissem acolhidas”, ressaltou.

Conforme José Wellington, a recompensa após atendimentos exaustivos na instituição, se materializou com a alta dos pacientes. “Não tem como não nos envolvermos, você ouvir do paciente que, ‘eu nunca vou te esquecer, você sempre estará nas minhas orações’, esse retorno não tem preço”, disse.

Com a desativação da Ala COVID, o Humap-UFMS deve retomar em breve as operações na ala Cirúrgica 1. Referência desde o início da pandemia, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) continua como responsável por atender os pacientes com coronavírus.

(Texto: Mariana Moreira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *