No Dia Mundial de Combate à Poliomielite, shopping terá ponto de vacinação

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Poliomielite, comemorado hoje (24), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) e o Rotary Club de Campo Grande montaram um ponto de vacinação no Shopping Norte Sul Plaza, no Jardim Jockey Club. A estratégia é oferecer às famílias um horário mais amplo de imunização, em um local de fácil acesso. As doses também estarão disponíveis no shopping amanhã (25). 

O atendimento será feito por ordem de chegada e será realizado por uma equipe da Sesau, em uma sala interna do shopping, no corredor em frente do Magazine Luiza. O horário será das 11h às 20h. O público-alvo da campanha de imunização preconizado pelo Ministério da Saúde são crianças entre 12 meses e 5 anos de idade. De acordo com a pasta, a meta de vacinação é de 90%. Em Campo Grande, 48,1 mil crianças dessa faixa etária devem ser vacinadas. 

É obrigatória a apresentação da caderneta de vacinação, documento de identificação da criança e dos pais, além, do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). 

De acordo com o enfermeiro e gerente técnico do Serviço de Imunização da Sesau, Evandro Ramos, adolescentes menores de 15 anos poderão aproveitar a sala de vacinação montada no shopping durante o fim de semana, para atualização da carteira de vacinação. “É importante que a população participe para vacinar essas crianças porque nós temos uma queda histórica na cobertura vacinal, tanto da pólio, como também de outras vacinas, como a febre amarela”, frisou. 

Dados da Sesau apontam que, nos últimos cinco anos, a Capital registrou queda acentuada da imunização para a VIP (Vacina Inativada Poliomielite). A vacina que protege contra a paralisia infantil atingiu apenas 84,6% de cobertura vacinal em 2019 – ou seja, cerca de 12.068 crianças receberam a dose ao longo do ano passado. 

A VIP alcançou a meta de cobertura vacinal pela última vez em 2015, com o percentual de 101,31% de doses, que foram aplicadas em 13.874 crianças de dois, quatro e seis meses de vida. Em 2016, os índices caíram para 92,8% e no ano seguinte sofreram nova queda, com 85,96% da meta alcançada. A tendência se repetiu em 2018, quando apenas 85,7% das crianças que deveriam ser imunizadas receberam doses da vacina. 

De acordo com a Sesau, Campo Grande não registra um caso de poliomielite há mais de 40 anos. Em nota, a secretaria afirmou que os esforços de agora são para que o vírus não seja reintroduzido na Capital. 

A Campanha Nacional de Multivacinação e vacinação contra a poliomielite foi iniciada em 5 de outubro e vai até o dia 30 deste mês. Durante a semana, as 71 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Campo Grande vão funcionar das 7 às 17 horas.

Veja também: Testes com vacina CoronaVac começam na próxima semana

(Texto: Mariana Moreira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *