Agentes da fronteira vão receber capacitação

Forças policiais que compõe as fronteiras e divisas na Tríplice Fronteira, região entre o Brasil, Paraguai e Argentina, vão participar de um programa de capacitação. A ação é fruto de uma parceria firmada entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a USP (Universidade de São Paulo) e foi anunciada ontem (23).

A meta do termo de cooperação é reunir cerca de 500 policiais dos três países para reduzir a diferença de atuação entre as instituições que lidam com o controle do comércio de produtos falsificados e contrabandeados na fronteira para um melhor enfrentamento às organizações criminosas.

Além de Mato Grosso do Sul, agentes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul serão contemplados. A região de fronteira entre os países é conhecida como foco de atuação do crime organizado.

A previsão é que o curso comece no dia 2 de dezembro. Devido a pandemia, as aulas serão ministradas de forma remota. As aulas serão ministradas pelos professores do IRI (Instituto de Relações Internacionais) da USP.

A capacitação aborda o funcionamento do crime organizado, o processo de transnacionalização dos mercados ilícitos e a estrutura operacional dos principais mercados ilegais na região.

Segundo o ministério, o acordo também proporcionará o intercâmbio de docentes e pesquisadores. A elaboração conjunta de projetos de extensão e pesquisa, a organização conjunta de cursos de eventos científicos e culturais, o intercâmbio de informações e publicações, o intercâmbio de membros da equipe técnico-administrativa, ainda cursos e disciplinas compartilhados. Confira outras notícias.

(Texto: Mariana Moreira com informações da Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *