PF retoma operação em Corumbá para apurar desvios

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de ontem (15), a segunda fase de operação que investiga um esquema de desvios de recursos públicos executado de dentro da Prefeitura de Corumbá, entre os anos de 2008 e 2013, durante a gestão de Ruiter Cunha (então no PT), morto em 2017.

É a segunda operação seguida da PF na cidade em pouco mais de uma semana. Na outra, o investigado foi o atual mandatário municipal, Marcelo Iunes (PSDB), por irregularidades em licitações. Na chamada Operação Cornucópia II, aproximadamente 30 policiais federais cumpriram sete mandados de busca e apreensão, sendo seis em Corumbá e um na Capital, nas residências dos indiciados que integravam a cúpula da organização criminosa investigada.

Segundo a PF, o esquema criminoso consistia no aumento ilegal da folha de pagamentos de servidores cooptados pelo bando, com consequente aumento na margem para contratação de empréstimos consignados. Os empréstimos eram aprovados e, posteriormente, os valores eram sacados na rede bancária e repassados aos mentores, gerando prejuízo aos cofres públicos. A equipe de investigação apurou que o montante obtido ilegalmente tenha alcançado mais de R$ 60 milhões.

Em suma os alvos da operação responderão pelos crimes de peculato e associação criminosa.

 

(Texto: Rafael Ribeiro)

Veja também: Reabertura da fronteira anima comerciantes

 

Confira a notícia completa aqui, em nossa versão digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *