Operação Eleições Limpas cumpre mandados de apreensão

Com objetivo de frear a disseminação de fake news nas eleições deste ano, a Polícia Civil, por intermédio da 1ª Delegacia de Polícia de Campo Grande, iniciou a primeira fase da Operação Eleições Limpas na manhã de ontem (6). Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e o administrador da página do Facebook “Nas Ruas de CG”, R.P., de 28 anos, foi ouvido e depois liberado.

Conforme informado pela Polícia Civil, os mandados de busca foram cumpridos em dois endereços de pessoas ligadas à página, que estaria sendo utilizada na propagação e difusão de notícias falsas, inclusive envolvendo políticos com mandatos, como deputados federais por Mato Grosso do Sul. O inquérito policial em trâmite está sob a responsabilidade do delegado adjunto da 1ª Delegacia de Polícia, Mikaill Gouveia.

No local, os policiais apreenderam um notebook, celulares, chips e cartões de memória, utilizados na prática dos supostos crimes. O suspeito, que afirmou ser o responsável pela página e pelos conteúdos nela inseridos, é investigado por postagem em que cita que deputados federais teriam participado de suposta votação sobre recursos para tratamento da COVID-19. Porém o delegado citou que a tal votação sequer ocorreu e que existia informações de que o suspeito estaria fazendo serviços para um partido há alguns meses.

A Polícia Civil esclarece que estará atenta a tudo que é postado nas redes sociais, visando à lisura do pleito. O delegado Mikaill Gouveia disse que no decorrer das semanas outras operações podem ocorrer e que atos que caracterizam fake news nas redes sociais, e que até mesmo de pessoas que repassam as informações sem verificação em grupos de WhatsApp, podem ser punidos por infração à lei. “Tem de verificar as fontes e, claro, não é bom repassar quaisquer informações suspeitas que receba em grupos. As fake news atrapalham demais a democracia e os casos se intensificam em período eleitoral.

Confira a notícia completa aqui, em nossa versão digital

(Texto: Andrea Cruz)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *