‘Me sinto com 40 anos’, diz candidato a prefeito aos 94

O empresário José Braz (PP) entrou para lista de candidato a prefeito mais idoso de todo país, com 94 anos ele integra a lista dos “vovôs da politica”. Apesar da idade, o politico alega que “pouco importa a idade na diferença das corridas por votos” em Muriaé (MG), cidade de pouco mais de 100 mil habitantes, a 314 km de distância de Belo Horizonte.

“Eu me sinto com 40 anos, estou muito bem, não sinto nada, nunca tive dor de cabeça. A idade não me preocupa. Sou uma pessoa tranquila, trabalhadora. Durmo cedo e acordo cedo”, conta o candidato. Braz já ocupou o cargo de prefeito em outras duas ocasiões: entre 2005 e 2012. Agora volta à disputa “unicamente por vontade própria” e com apoio da família.

Ainda que haja risco de do coronavírus, as eleições municipais deste ano vão ter mais candidatos acima de 80 anos. Na lista, há nomes conhecidos, como a candidata à vice-prefeita Luiza Erundina (PSOL-SP), mas a maioria são anônimos ao público em geral.

Apesar disso, os “vovôs da política” representam 0,1% do total de candidatos às eleições. O cientista político da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) Augusto de Oliveira observa que o reduzido envolvimento reflete o que já acontece no mercado profissional: muitos dedicam essa fase da vida para aproveitar a aposentadoria. “Assim como qualquer outra atividade, participar das eleições envolve certo esforço, e muitas pessoas acima de 80 anos podem não se sentir à vontade.”.

 

(Com informações: Portal UOL)

Veja também: Marquinhos Trad preserva imagem e não vai em ações de rua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *