Perto de 600 mil veículos estão com documentação irregular no Estado

Atualmente, o Estado possui uma frota de 1,6 milhão de veículos. Destes, 976.050 estão com o documento em dia, e 41,2% ainda precisam ser licenciados. Os números seriam ainda maiores, se não fossem as facilidades que o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) disponibilizou aos contribuintes, que fez subir em 17%, comparado a 2019, o número de licenciamentos. 

De acordo com dados do Detran, até setembro do ano passado 673.649 veículos haviam sido licenciados, e no mesmo período deste ano, 792.402, isso representa um crescimento de 17% de adimplentes. 

Segundo o diretor de Veículos, Arioldo Centurião Junior, esse resultado se dá devido as novas ferramentas do departamento que facilitam os serviços para os contribuintes. “O Detran modernizou o seu serviço e possibilitou a opção de imprimir o documento em casa evitando o deslocamento da pessoa facilitando a ela a efetuar seu pagamento”, comentou, sem explicar o motivo para um grande número sem o licenciamento. 

Na terça-feira (29), foi lançada mais uma novidade para os clientes, a atualização do aplicativo Detran Mobile. Com a atualização, já é possível emitir a guia e baixar o documento por meio do aplicativo, facilitando ainda mais a vida dos clientes. 

“Como estamos no meio de uma pandemia, esses serviços ajudam evitar aglomeração, evitando contaminação, então, a gente espera estender um conforto ao cliente, se eles tem mais facilidade, podem cumprir com seus pagamentos, fazendo quase tudo por telefone”, destacou. 

Arioldo ressalta que, além dos serviços relacionados a veículo, os contribuintes que estão com os seus endereços atualizados e optarem por pagar as guias que recebem em casa, automaticamente o seu documento será enviado pelos correios. “Aqueles que retirarem a guia de pagamento pela internet, podem escolher por imprimir o novo modelo de licenciamento em casa, receber em seu endereço ou ainda, retirar em uma das agências do órgão”, explicou. 

Além do licenciamento, por meio do Novo Portal de Serviços – Meu Detran, é possível realizar a comunicação de venda de veículos, renovação de habilitação, entre outros serviços. 

Como licenciar o veículo de casa: 

Insira o número da placa e Renavam do seu veículo, logo após, o número e código do CRV (Certificado de Registro de Veículo), além de informar os caracteres de ativação. Pronto, baixe o licenciamento em download e imprima quantas vezes quiser.

(Texto: Dayane Medina)

Veja mais: Visitas em presídios seguem suspensas por mais 15 dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *