Escolas particulares preparam retorno presencial

As aulas presenciais do ensino infantil da rede privada serão retomadas na segunda- -feira (21), em Campo Grande. Os pais das crianças ainda se dividem, mas existem aqueles que haviam deixado a escola e buscam voltar. Ao todo, são 150 unidades aptas a retomar as atividades, seguindo a determinação de reduzir em 30% da capacidade predial. Na prática, isso significa que é preciso contabilizar os alunos, professores e funcionários dentro deste limite. 

De acordo com a diretora de educação infantil da Harmonia Escola Bilíngue, Talita Martins, além de precisar se adaptar ao limite de alunos, foi preciso se adequar às determinações previstas no decreto, publicado na segunda-feira (14). 

A diretora relata que a principal mudança ocorre dentro das salas de aula. A redução dos alunos é significativa. Antes da pandemia, a escola possuía uma média de 22 alunos por sala e com as normas passam a ser apenas 6. O que se mostra um desafio, já que com o anúncio da retomada das aulas presenciais os pais voltaram a buscar a unidade. 

“A conversa com os pais apontou que é uma média de 50% que buscam voltar e os outros preferem manter as crianças em casa. Mas isso é relativo, existem até mesmo pais que tinham retirado as crianças da escola e, com o anúncio de retomada, voltaram a nos procurar, mas nós estamos levando com calma”, revelou. 

A unidade conta com dispositivos de álcool gel espalhados pelos corredores e de forma individual em cada sala. Permanecerão disponíveis apenas materiais que podem ser limpos de maneira fácil e rápida. Já nas salas, as crianças devem respeitar o distanciamento de 1,5 metro. 

“Logo na entrada, os alunos passarão por aferição de temperatura e será realizado a desinfecção dos pés com o tapete sanitizante e dos materiais, como mochilas e lancheiras, com álcool 70%. Já o uso da máscara não é obrigatório para as crianças, mas os pais que optarem podem mandar a criança com máscara e outras duas na bolsa, para que seja realizada a troca e o uso correto”, apontou. 

Termo de compromisso 

O presidente da Associação de Instituições de Ensino Particular de Campo Grande, Lúcio Rodrigues Neto, aponta que existem em média 150 escolas de ensino infantil e, desde que tenham o plano de biossegurança, todas podem protocolar o compromisso para retomar as atividades presenciais. 

“Cada escola tem autonomia para decidir quando retomar as aulas. Até porque isso não depende apenas da administração, primeiro é preciso ver se os pais querem que haja esse retorno presencial ”, destacou. 

Veja também: SES cria ‘padrinhos’ para o monitoramento da COVID-19

(Texto: Amanda Amorim)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *