2 março 2021, 0:22
Crédito: Chico Ribeiro

MS registrou 15.835 focos de incêndio de janeiro a setembro

Ações de combate aos incêndios florestais controlaram  fogo no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e reduziram número de focos de calor no Pantanal sul-mato-grossense

De janeiro a setembro deste ano, Mato Grosso do Sul registrou 15.835 focos de incêndio, conforme informações do tenente-coronel Moreira, do Corpo de Bombeiros do Estado. Neste período, somente no Pantanal, a área queimada foi de 2,916 milhões de hectares, sendo 1,742 milhões de hectares no Pantanal de Mato Grosso e 1,165 milhões de hectares no Pantanal sul-mato-grossense.

“Somente neste mês de setembro, tivemos 1 milhão de hectares de área queimada no Pantanal. A maior parte, 855 mil hectares, está no Mato Grosso e 144 mil hectares no Pantanal em Mato Grosso do Sul. Ao todo, 19,31% de todo o Bioma Pantanal foi atingido pelo fogo (12,73% em MS e 37,31% no MT)”, informou o tenente-coronel Moreira.

Nesta sexta-feira (18), as ações constantes de combate aos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul conseguiram controlar o fogo no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e reduzir o número de focos de calor no Pantanal sul-mato-grossense. A batalha contra o fogo conta com parceria do Governo Federal, administrações dos estados vizinhos, setor privado e ONGs.

“Na manhã desta sexta-feira foram desmobilizadas, parcialmente, as ações em Alcinópolis, pois conseguimos controlar o fogo no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari. Permanecemos com a equipe móvel do CRAS fazendo o atendimento aos animais silvestres e também estamos mantendo na região cerca de 60 homens do Corpo de Bombeiros e do Exército, que vão auxiliar nas ações em Costa Rica”, informa o secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Na região do Pantanal sul-mato-grossense, o titular da Semagro reiterou que “o número de focos de incêndio foi extremamente reduzido. Ainda é possível observar alguns pontos de calor, mas não temos nenhum grande incêndio, a maioria foi debelada ao longo desta semana”.

Sobre os incêndios no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, o fogo foi controlado pela força-tarefa na região. Até 17 de setembro, a área queimada estava em 17 mil hectares, o correspondente a 55,5% da área total da Unidade de Conservação.

Com informações da assessoria

Veja também: Governo de MS amplia para 1.800 testes diários de Covid

Veja também

Declaração do Imposto de Renda começa dia 1º

Começa nesta segunda-feira (1°) o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *