Governo de MS amplia para 1.800 testes diários de Covid

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul ampliou para 1.800 a capacidade de testes diários de coronavírus pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen/MS). Para isso, foi colocado em funcionamento, ainda nesta semana, duas novas máquinas de extração automatizada para o diagnóstico da doença, sendo uma adquirida com recursos do Governo do Estado e a outra enviada pelo Ministério da Saúde.

Cada máquina tem capacidade de extrair 96 amostras em duas horas de trabalho, tornando o Lacen autossuficiente na realização de teste de biologia molecular RT-PCR, considerado padrão ouro pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, os novos equipamentos ajudam para acelerar o resultado dos exames. “Quanto antes o paciente tiver o resultado, mais rápidas as medidas de tratamento e de contenção na propagação do vírus serão eficientes. Isso demonstra a preocupação do Governo do Estado no combate à pandemia”, ressalta Resende.

Desde o início da pandemia de coronavírus, o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul realizou 102.630 testes de diagnóstico de Covid-19. Atualmente, o Lacen possui em estoque kits de extração para a realização de mais 80.420 exames RT-PCR.

Com informações da assessoria

Veja também: Primeira onda de covid deve acabar em outubro, diz estudo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *