Pesquisa vai acompanhar saúde dos visitantes de Bonito

A Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) e a Sectur (Secretaria de Turismo de Bonito) fizeram uma parceria para acompanhar a saúde dos turistas que visitaram Bonito no feriadão da Independência. A intenção da pesquisa é verificar se, nos 14 dias após o turista deixar a cidade, haverá controle da pandemia de COVID-19 na região.

A pesquisa traz questionamentos simples, como, por exemplo, se os visitantes se sentiram seguros durante a viagem ao município com a aplicação dos protocolos de biossegurança adotados por todos os segmentos do comércio. Outro questionamento é se apresentaram algum histórico de coronavírus ou manifestaram sintomas relacionados à doença após a viagem.

O fechamento do setor turístico devido a pandemia ocorreu na segunda quinzena de março em Bonito. Mesmo com a possibilidade de retomar as atividades em 1º de junho, a cidade optou por reabrir os passeios e balneários apenas em julho, para ter tempo hábil para a elaboração e adequação dos protocolos de biossegurança.

Atualmente, o município conta com sete documentos, elaborados especificamente para cada segmento e é referência nacional e internacional quanto a retomada do turismo com segurança. O feriado de sete de setembro serviu como um teste para os comerciantes.

Dados do Posto de Controle e Monitoramento montado na MS-178, na entrada da cidade, apontam que 10,9 mil pessoas passaram por entrevista e aferição de temperatura entre os dias quatro e sete de setembro.

Conforme a Sectur, as respostas dos turistas serão usadas na elaboração do planejamento estratégico para os próximos feriados: de 12 de outubro e 2 de novembro. A previsão da secretaria é de que a cidade receba, nos próximos meses, uma grande quantidade de turistas.

A coordenadora do Observatório de Turismo de MS, Danielle Moura, salientou que a intenção é ampliar esse acompanhamento dos visitantes para as demais cidades do Estado nos próximos meses.

Confira outras notícias sobre COVID-19 na Edição Digital do Jornal O Estado MS

(Texto: Mariana Moreira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *