Universidades públicas de MS adiam vestibulares para 2021

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) decidiu adiar as provas do vestibular e das três etapas do Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) devido à pandemia de COVID-19. As provas, agora, estão previstas, respectivamente, para 29 de janeiro e 5 de fevereiro de 2021, das 8h às 13h em ambas as datas. No ano passado, o vestibular aconteceu no dia 1º de dezembro.

Conforme o pró-reitor de Graduação, Ruy Correa Filho, apesar do processo seletivo da instituição não usar as notas obtidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), as novas datas dos exames foram escolhidas para não coincidirem com o exame nacional e de outras universidades.

O pró-reitor explicou que, até lá, não é possível saber como será o cenário da pandemia de coronavírus em cada município nas datas previstas, mas reforçou que a organização seguirá as orientações do plano de biossegurança da UFMS e das autoridades de saúde. “Orientações aos candidatos, como o uso de máscaras e os distanciamentos necessários, deverão ser passadas futuramente, em data mais próxima da realização das provas”, disse.

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) também alterou o cronograma do PSV (Processo Seletivo Vestibular). A previsão para aplicação das provas (objetiva e de redação) é 7 de fevereiro de 2021. As datas exatas serão definidas ainda e divulgadas no edital de abertura.

A CCS/UFGD (Coordenadoria do Centro de Seleção) identificou a necessidade de reestruturar os formatos de inscrição e de aplicação das provas do Vestibular 2021, com o objetivo de diminuir o risco de contaminação para os candidatos e para os aplicadores das provas. Serão adotadas, principalmente, medidas de afastamento, que envolvem aumentar o número de locais de provas e reduzir o número de candidatos por sala.

Inscrições

Para a UFMS, a previsão de divulgação do edital de abertura dos processos seletivos com as datas para inscrições é 13 de outubro. Os conteúdos programáticos das provas já podem ser acessados no site ingresso.ufms.br, no qual serão publicadas também todas as demais informações sobre o vestibular e o PASSE.

Na UFGD, os estudantes já podem se preparar para o processo seletivo acessando o conteúdo programático e as manifestações artísticas, que estão disponíveis no site portal.ufgd.edu.br. (Com assessorias)

(Texto: Mariana Moreira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *