Pressão da COVID-19 diminui tempo de espera por leito de UTI na Capital

Ampliação de vagas proporcionou encaixe de paciente em até 45 minutos

Com 7.919 casos, Campo Grande se configura no momento como o epicentro da COVID-19 no Estado. Entretanto, em razão da ampliação da oferta de leitos na cidade, a média de espera por uma vaga hospitalar na rede pública diminuiu consideravelmente. Segundo os representantes da Gerência de Regulação Hospitalar da Capital, pacientes com suspeita ou confirmação para COVID-19 conseguem a vaga em um tempo que varia de 30 a 45 minutos.

Conforme a superintendente de Relações Institucionais da Saúde da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Eliana Dalla Nora, pacientes com outras patologias e em estado menos crítico costumam aguardar um pouco mais por uma vaga de internação. “Pacientes com o quadro menos grave dependem da disponibilidade de leitos dos outros hospitais que atuam como retaguarda. Para pacientes não COVID, nós estamos demorando de 1h a no máximo 2h para regular ele para o hospital”, pontuou.

De acordo com a superintendente, o transporte do paciente é um dos maiores fatores que podem influenciar no tempo de espera entre a inserção no sistema de regulação de vagas e a internação hospitalar. “O que às vezes demora um pouco é o transporte do Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], que por vezes está atendendo outra demanda e até ele vir, buscar o paciente e deixá-lo no hospital, a logística do transporte pode demorar”, ressaltou.

(Veja mais na página A6 da versão digital do jornal O Estado)

Confira:

Em 4 dias, unidades testaram quase mil pessoas na Capital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *