Primeiros dias do retorno animam empresários em Bonito

Com rigoroso sistema de prevenção contra a covid-19, Bonito retomou as suas atividades na última quarta-feira (1º), com pelo menos 7 protocolos de biossegurança, que preveem desde regras de higiene e readequação das estruturas físicas e o treinamento dos colaboradores.

Até a redução de até 50% da capacidade máxima de lotação, passeios em grupos reduzidos e aferição de temperaturas. Tudo isso, fez com que em poucos dias, turistas de várias regiões do Estado e até mesmo, d​_e fora dele estivessem pela cidade, o que animou os empresários que já sonham com fortes retomadas econômicas nos próximos meses.

De acordo com o levantamento da SES (Secretaria Estadual de Saúde), até a última sexta-feira (03), Bonito registrou um total de 87 casos confirmados de covid-19. Na comparação com os resultados de outros municípios do Estado, a cifra representa 0,93% dos casos totais do Mato Grosso do Sul.

Segundo, Guilherme Poli, presidente do Instituto Desenvolvimento de Bonito e Conselheiro no Conselho Estadual de Turismo de MS destacou que mesmo com poucos dias desde a retomada das atividades, os descontos de até 60% nos valores aplicados até dezembro em boa parte dos atrativos da cidade, aliado com as boas praticas de biossegurança já tem possibilitado não só uma boa procura nestes primeiros dias, mas também, em um incremento nas reservas.

“Surpreendeu os primeiros dias, tivemos muita procura, pessoas de fora São Paulo, Paraná, até do Mato Grosso do Sul mesmo, as pessoas estão cumprindo os protocolos e acetinado este novo normal, muito bom mesmo, estamos muito felizes e certamente estes primeiros resultados já serviram para animar os empresários locais. Toda promoção ajuda e com a adoção da tarifa de baixa temporada e por estarmos em um momento crítico na economia. Precisamos de fazer promoções e dar oportunidade para quem é do estado de vir e conhecer”, afirmou.

Ele pontuou ainda que dentre outros fatores que já sinalizam para uma recuperação positiva, a procura por reservas para os próximos meses fez com que, em poucos dias, muitas datas de alguns passeios estejam quase esgotadas.

“Dentre os períodos mais procurados estão o mês de Julho, Agosto, Setembro e Outubro, quase todos os feriados deste último mês estão praticamente lotados, tudo isso, pela segurança que Bonito oferece, as pessoas estão mais tranquilas em viajar para cá e com certeza, estamos de portas abertas para receber a todos”, comemorou.

Consciente da necessidade de oferecer serviços seguros e diferenciados, Luíza Coelho, diretora de sustentabilidade do Grupo Rio da Prata, que inclui três atrativos em Bonito: Recanto Ecológico do Rio da Prata, Estância Mimosa e Lagoa Misteriosa afirma que os benefícios econômicos não tardarão em chegar, já que os empresários sabem a responsabilidade que é necessária para disponibilizar além de um passeio, uma experiencia sem riscos.

“A importância (da reabertura) é principalmente econômica, dado que a principal fonte de renda do município é o ecoturismo, assim a situação econômica realmente se agravaria muito se não ocorresse a reabertura. Principalmente no índices de desemprego local, que já aumentaram bastante.

“Os três passeios oferecem ao turista uma experiência de contato com a natureza, com critérios de segurança, conservação ambiental e desenvolvimento sustentável da região. Na Estância Mimosa a atividade principal é o passeio de trilha e cachoeiras com 9 paradas para banho, diferentes espécies de animais além de uma vasta variedade de árvores”.

“Na Lagoa Misteriosa é possível realizar o passeio de trilha e flutuação e mergulho com cilindro. A visão dos dois abismos azuis que formam o fundo da lagoa é impressionante”. O passeio da Lagoa Misteriosa não está disponível a todo momento durante o ano, o que reforça o interesse dos turistas”, pontuou.

Além disso, a gestora do projeto MS+Bonito e diretora da H2O Ecoturismo, Kassilene Cardadeiro, o novo momento da pandemia trouxe um senso de solidariedade em Bonito.

“Hoje, o turista de Mato Grosso do Sul está à frente dos outros turistas, já que para vir à Bonito ele não precisa entrar em um avião. Além disso, a baixa temporada se estenderá até dezembro de 2020, e isso inclui preços para fomentar a economia e também o turismo nesse momento tão atípico”, acredita.

O secretário de indústria, turismo e comércio de Bonito, Augusto Barbosa Mariano pontuou que ainda existem alguns obstáculos que impedem de que o retorno aconteça com mais celeridade. Contudo, perceber que a procura pelos destinos da cidade ainda é uma das grandes realizações do turistas locais faz com que o caminho seja mais fácil.

“O destino mais organizado para o Brasil também é hoje, o destino mais seguro. Tudo isso fez com que procura pelo nosso destino tenha voltado a acontecer, no dia 1º de julho voltamos as atividades com uma expectativa muito grande”.

“Temos enfrentado alguns problemas como o fechamento das fronteiras entre o Paraguai e a Bolívia e o fechamento do nosso aeroporto, com a redução de voos desde Campo Grande, mesmo assim a nossa procura tem aumentado. As pessoas estão priorizando as viagens em carros próprios, alugados, além disso, estamos em uma localização privilegiada e com descontos em restaurantes, bares e na rede hoteleira a tendencia é de que o número cresça cada vez mais”, celebrou.

Veja também: Funtrab começa semana com 700 vagas de empregos

(Texto: Michelly Perez/ publicado no site por Karine Alencar)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *