Consumo de livros digitais aumenta durante pandemia

Editoras disponibilizam downloads de e-books gratuitamente

A pandemia de COVID-19 influenciou todos os aspectos da vida dos consumidores, incluindo a maneira como eles leem livros. Na ausência de livros físicos, como as lojas estão fechadas por alguns meses, muitos leitores ao redor do mundo estão aderindo aos e-books. Só na Espanha as vendas de e-books desde o início do isolamento por causa do coronavírus cresceram em média 50%, de acordo com um dos maiores distribuidores de livros do setor, o Libranda.

Essa situação incomum do confinamento em casa levou muitas editoras a oferecerem alguns downloads gratuitos de e-books. No Brasil, a USP (Universidade de São Paulo), a livraria virtual Amazon e a editora Unesp (Universidade Estadual Paulista) disponibilizaram obras digitais a custo zero.

E-books e audiolivros digitais estão vendendo melhor que o normal, juntamente com os livros impressos que a Amazon e outras livrarias e lojas conseguem entregar. Li recentemente que na plataforma on-line Estante Virtual as vendas pela internet aumentaram 50% em abril, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Isso é fantástico, já que o setor editorial vem acumulando resultados negativos há alguns anos por conta da crise das livrarias Saraiva e Cultura.

Passados alguns meses de isolamento social, muitas pessoas já estão se acostumando melhor com esse novo cenário e rotina, e por isso leitores estão voltando aos seus hábitos de leitura. Há também quem aproveite o momento para se reconectar com os livros, e outros que buscam uma forma de distração e aconchego.

Veja mais:

Autocine da UFMS retorna com medidas de biossegurança asseguradas

(Confira mais na página C3 da versão digital do jornal O Estado)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *