Prato escolhido para a próxima sexta-feira é ‘macarrão pantaneiro’, um clássico da cozinha de nosso Estado
A gastronomia de Mato Grosso do Sul é um rico conjunto de manifestações culinárias oriundo de várias contribuições das muitas migrações ocorridas em seu território. Temos influências de países sul-americanos fronteiriços, assim como a culinária gaúcha e até japonesa. É fato que em tempos de pandemia, mais pessoas têm colocado mãos à obra na cozinha e preparado suas refeições como exercício para fugir da ansiedade e também produzir pratos mais saudáveis.
É neste panorama que a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio de sua Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), lança nessa sexta-feira (26) sua primeira live gastronômica, e quem irá ensinar a fazer o “macarrão pantaneiro” é o cozinheiro Teo Luís.
O “macarrão pantaneiro”, também conhecido como “macarrão de comitiva”, é típico de Mato Grosso do Sul e surgiu com a necessidade de as antigas comitivas buscarem alimentos que não estragassem rápido, em razão de suas longas jornadas.
A proposta das lives é que aconteçam mensalmente, sempre com um chef ou cozinheiro local, e ensinando pratos regionais, como o sobá – considerado patrimônio imaterial de Campo Grande –, paella pantaneira, peixe à urucum, sopa paraguaia e arroz carreteiro.
(Confira mais na página C3 da versão digital do jornal O Estado)