Em 24 horas, Campo Grande registra seis casos suspeitos de coronavírus

Nas últimas 24 horas, Mato Grosso do Sul registrou sete casos suspeitos de coronavírus (Covid-19), sendo um em Ponta Porã e seis em Campo Grande. As informações foram repassadas na tarde desta quinta-feira (27) pela Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS). Os casos foram considerados como suspeitos, conforme classificado pelo Ministério da Saúde.

Na Capital, quatro pacientes, que não tiveram os nomes divulgados, fizeram o exame no Lacen – Laboratório Central de MS para identificar o vírus. As amostras deram negativas, porém, foram encaminhadas para o laboratório em São Paulo para análise e confirmação dos resultados.

Outros dois pacientes foram identificados pelo mesmo laboratório como Influenza A e foram descartados como suspeitos.

Em Ponta Porã, o brasileiro, de 24 anos, que também não teve a identidade revelada, e estava sob suspeita do vírus, teve resultados negativos para oito tipos de vírus respiratórios pesquisados pelo Lacen, entre eles influenza.

Segundo informações da SES, foi enviada amostra para o Instituto Adolfo Lutz (IAL) em São Paulo para serem pesquisados outros tipos de vírus respiratórios. O resultado deve sair na próxima semana.

O jovem tem histórico de viagem de 14 dias na Tailândia, com vôo de conexão em Pequim na ida e vôo de conexão de volta na Alemanha. Desembarcou no aeroporto de Guarulhos e foi de carro até Ponta Porã.

PREVENÇÃO

Desde o começo do ano, a Secretaria tem tido diversas medidas de prevenção e monitoramento do coronavírus. Para isso, foi criado o Centro de Operações de Emergência (COE/MS), com o intuito de auxiliar na definição de diretrizes estaduais para vigilância, prevenção e controle, assim como a avaliação e acompanhamento de ações desenvolvidas pelo Governo do Estado.

Além disso, em caso de surgimento de pessoas com os sintomas da doença, foi elaborada nota técnica sobre as ações a serem adotadas e de como proceder com a coleta de amostras para exames. Profissionais de saúde dos 79 municípios receberam a nota, além de todos os serviços de saúde públicos e privados.

A SES também realizou reuniões nos municípios de Ponta Porã e Corumbá para prestar cooperação técnica na construção do fluxo de vigilância e atendimento de possíveis casos suspeitos na região da fronteira.

(Texto: Izabela Cavalcanti)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *