Justiça suspende punição de deputados do PSL

A 4º Vara Cível de Brasília suspendeu nesta quarta-feira (11) a punição aos deputados do grupo bolsonarista do PSL, que havia sido efetivada na terça-feira (10). Na semana passada, o PSL suspendeu 14 deputados incluindo o filho do presidente Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro. Além disso, a decisão também decidiu dissolver o Diretório Estadual de São Paulo que era comandado por Eduardo.

De acordo com a decisão do juiz Giordano Resende Costa, as punições estão suspensas até o julgamento final de ação impetrada pelo grupo bolsonarista que pede a anulação da reunião do Diretório Nacional.

O juiz diz no relatório que faltou divulgação das informações sobre editais de convocação da reunião. “A publicidade é um princípio basilar e nada pode ou deve ser feito às escondidas. É um vício gravíssimo e insanável, a feitura de uma assembleia cujo mote é a punição administrativa de 18 parlamentares federais”, diz a decisão.

Devido à decisão, o grupo deve poder retomar suas funções partidárias, como cargo de líderes e vice-líderes. Nesta quarta, a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) foi confirmada como líder da bancada do partido na Câmara.

Além do filho do presidente, haviam sido suspensos os deputados Bibo Nunes (RS), Alê Silva (MG), Daniel Silveira (RJ) Bia Kicis (DF), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (SP), Carlos Jordy (RJ), Vitor Hugo (GO), Filipe Barros (PR), General Girão (RN), Sanderson (RS), Cabo Junio Amaral (MG), Carla Zambelli (SP) e Marcio Labre (RJ).

Outros quatro também receberam punições mais leves. Foram Chris Tornietto (RJ), Coronel Ara deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) foi confirmada como líder da bancada do partido na Câmaramando (SC), Helio Bolsonaro (RJ), e Aline Sleutjes (PR), com advertências

(Texto: Jéssica Vitória com informações da Folhapress)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *