14 dezembro 2019, 3:09
Foto: divulgação

Bem-estar animal: Pelagem x Alimentação

A escolha por ração de qualidade é essencial à nutrição dos pelos dos pets

Manter o pelo do seu bichinho de estimação macio e brilhante é muito importante, já que isso reflete diretamente na saúde e no bem-estar do seu cachorrinho, ou gatinho. Não importa se a pelagem é curtinha, ou longa, o que vale mesmo é ficar sempre de olho para deixar seu amiguinho com o pelo impecável.

Os tutores devem estar sempre atentos com o que o animal está comendo. Cães e gatos, quando se alimentam com ração de baixa qualidade ou comidas caseiras sem critérios e não balanceadas, podem ter dificuldades em obter os nutrientes necessários para conservar um pelo bonito, é o que explica o professor mestre do Curso de Medicina Veterinária da Uniderp, especialista em nutrição animal, Diogo Cesar da Silva.

“Em relação à pelagem, a nutrição adequada garante os nutrientes necessários para a boa aparência e saúde da pele e do pelo. Cães e gatos requerem, para formar e manter a qualidade do pelo, e a saúde da pele, níveis adequados de proteínas, lipídeos, minerais e vitaminas. Lembrando que algumas raças, em função da estrutura de sua pelagem, podem requerer mais ou menos desses nutrientes”, expõe.

Dietas com baixo teor de gordura causam deficit de ômega 6, o que resulta num pelo grosso e seco. “A maciez e o brilho são diretamente modulados pelas glândulas sebáceas, que estão juntas com o pelo. A produção da oleosidade da pele garante a proteção e impermeabilização, além de estarem associadas com a textura e o brilho dos pelos. Dessa forma, níveis adequados de lipídeos, em especial, de ácidos graxos séries ômega 3 e 6, bem como minerais e vitaminas são fundamentais para a manutenção dessas funções”, relata o especialista.

O pelo tem em sua constituição aproximadamente 95% de proteína. O seu crescimento normal e a queratinização da pele podem exigir de 25% a 30% das necessidades proteicas do animal. “Entre os aminoácidos mais importantes para a pele o pelo podemos destacar a metionina e a fenilalanina. As principais vitaminas, as do complexo B, entre elas a B3, influenciam na formação de colágeno e na pigmentação da pele provocada pela radiação ultravioleta. A vitamina A destaca-se por sua relevância na visão, no crescimento, desenvolvimento e na manutenção do tecido epitelial, da função imunológica e da reprodução. A vitamina E é um dos antioxidantes mais conhecidos, pois demonstra ter efeitos contra a deterioração das células e o envelhecimento. Entre os minerais, o de maior importância é o zinco”, revela.

A escolha por uma ração de qualidade é fundamental para a nutrição dos pelos dos pets. A ração depende de muitos fatores, como, por exemplo, a tecnologia envolvida na sua formação, alimentos selecionados e as formas de armazenamento e fornecimento.

“Uma dieta de boa qualidade atende as exigências dos animais em termos de níveis de proteína, lipídeos, carboidratos, em especial a fibra, minerais e vitaminas. A qualidade dos ingredientes, bem como suas quantidades na composição da dieta são os fatores mais importantes para a qualidade. Fontes de proteína e lipídeos de origem animal são mais bem aproveitados e garantem níveis mais elevados de nutrientes importantes. As dietas de excelente qualidade podem ainda apresentar um grande número de alimentos funcionais que melhoram a eficiência do metabolismo. A orientação de um nutricionista é essencial para altas performances do animal”, conclui.

Os cuidados com o pelo também contam com escovação, banhos, hidratação e nutrição, e produtos específicos também auxiliam na aparência geral. Atenção! Cuidados com os pelos contam com escovação, banhos e hidratação.

(Texto: Bruna Marques)

Veja também

A Fazenda 11: Lucas vence com 59,17% dos votos

Lucas Viana, 28, é o grande vencedor de “A Fazenda 11” da Record. Na noite …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *