Enem 2019: como manter a calma no dia da prova

Neste domingo (10), cinco milhões de estudantes farão a segunda prova do principal vestibular do país, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Algumas atitudes simples, entretanto, podem ajudar a afugentar o nervosismo.

A especialista em neurociência cognitiva Tais Bento deu dicas de como preparar o lado emocional para encarar a maratona de perguntas e respostas de múltipla escolha.

Na véspera da prova, preencha o dia com atividades que deem prazer, como assistir um filme, conversar com amigos ou ouvir suas músicas favoritas. “Evite situações tristes ou tensas, que prejudicam o sistema emocional”, explica Tais. Aproveite para calcular o tempo que vai levar até o local de aplicação do exame.

Outra dica é evitar o cochilo durante o dia e dormir entre oito e dez horas antes da prova. Uma forma de garantir o sono é deixar o celular de lado pelo menos uma hora antes de deitar. “Quando não descansamos, a chance de esquecermos a matéria da prova e ter um ‘branco’ é maior”, afirma Roberta.

A família também pode ajudar tornando o clima dentro de casa mais leve e lembrando que o Enem é importante, mas não valida a competência dos filhos. Aos que não fizeram a correção da primeira prova, a orientação é deixe para checar o gabarito depois de encerrar a segunda etapa.

Um estudo da Universidade de Chicago mostrou que alunos com transtorno de ansiedade alcançaram notas mais altas quando escreviam o que estavam sentindo antes de uma prova.

No dia da prova, organize-se de modo que consiga tomar café da manhã e almoçar antes de ir para o local da prova – é importante não pular as refeições. Caso esteja nervoso, tente meditar e se concentrar na respiração por alguns minutos. Quando estiver mais calmo, volte às questões e tente concluir a prova.

Depois do exame, reúna-se com os amigos ou familiares para comemorar o cumprimento desta etapa e, se possível, tire o dia seguinte para descansar. (João Fernandes com VEJA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *