14 julho 2020, 0:01
Reprodução/G1

Enem 2019: como manter a calma no dia da prova

Neste domingo (10), cinco milhões de estudantes farão a segunda prova do principal vestibular do país, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Algumas atitudes simples, entretanto, podem ajudar a afugentar o nervosismo.

A especialista em neurociência cognitiva Tais Bento deu dicas de como preparar o lado emocional para encarar a maratona de perguntas e respostas de múltipla escolha.

Na véspera da prova, preencha o dia com atividades que deem prazer, como assistir um filme, conversar com amigos ou ouvir suas músicas favoritas. “Evite situações tristes ou tensas, que prejudicam o sistema emocional”, explica Tais. Aproveite para calcular o tempo que vai levar até o local de aplicação do exame.

Outra dica é evitar o cochilo durante o dia e dormir entre oito e dez horas antes da prova. Uma forma de garantir o sono é deixar o celular de lado pelo menos uma hora antes de deitar. “Quando não descansamos, a chance de esquecermos a matéria da prova e ter um ‘branco’ é maior”, afirma Roberta.

A família também pode ajudar tornando o clima dentro de casa mais leve e lembrando que o Enem é importante, mas não valida a competência dos filhos. Aos que não fizeram a correção da primeira prova, a orientação é deixe para checar o gabarito depois de encerrar a segunda etapa.

Um estudo da Universidade de Chicago mostrou que alunos com transtorno de ansiedade alcançaram notas mais altas quando escreviam o que estavam sentindo antes de uma prova.

No dia da prova, organize-se de modo que consiga tomar café da manhã e almoçar antes de ir para o local da prova – é importante não pular as refeições. Caso esteja nervoso, tente meditar e se concentrar na respiração por alguns minutos. Quando estiver mais calmo, volte às questões e tente concluir a prova.

Depois do exame, reúna-se com os amigos ou familiares para comemorar o cumprimento desta etapa e, se possível, tire o dia seguinte para descansar. (João Fernandes com VEJA)

Veja também

SEMED inicia treinamento online sobre saúde mental

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as aulas educacionais realizadas pela Secretaria Municipal de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *