Evento na Hungria mostra potencial da agricultura do Brasil

O presidente da Embrapa, Celso Moretti, e o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Fernando Camargo, concluíram na última sexta-feira (18) agenda de trabalho na Hungria. Os compromissos incluíram visita a estações experimentais da instituição de pesquisa agropecuária Naik, reunião com o Ministro da Agricultura da Hungria, palestras e reuniões técnicas.

Os representantes brasileiros participaram do IV Fórum Hungria-América Latina. Eles aproveitaram o evento, que contou com a presença de centenas de representantes de países europeus e latino-americanos, para apresentar as características e o potencial da agricultura brasileira.

Na manhã de sexta-feira, durante o fórum, Fernando Camargo fez apresentação sobre gestão hídrica e irrigação no Brasil. Participaram do painel representantes da América Latina e do Instituto de Pesquisa em Irrigação e Gerenciamento de Água da Hungria.

À tarde, o presidente da Embrapa apresentou conferência sobre a tropicalização de cultivos e animais e a intensificação sustentável no Brasil. Um dos destaques a atrair interesse do público foi o sistema de integração lavoura, pecuária e floresta, que possibilita a produção de carne carbono neutro. Para Moretti, “foi uma excelente oportunidade de apresentar, no continente europeu, a competitividade e a sustentabilidade da agropecuária brasileira.”

Estiveram presentes participaram pesquisadores e representantes de diversos segmentos. Os debates são promovidos pelo Ministério das Relações Exteriores Húngaro e tem por objetivo aproximar o país das nações latino-americanas em assuntos estratégicos. Nesta edição, o tema central foi a agropecuária.

O presidente da Embrapa participa, a partir desta segunda-feira, de evento promovido pelo Painel Global sobre Agricultura e Sistemas Alimentares para Nutrição, em Windsor, na Inglaterra. O encontro vai até 23 de outubro e terá como tema principal o realinhamento de sistemas alimentares para fornecer dietas saudáveis para todos. Moretti, que é um dos membros do Painel Global, representando a Embrapa, vai estar na mesa-redonda final.

Em 2017, quando pela primeira vez o Brasil sediou um evento da instituição, a Embrapa, em parceria com o Painel Global, lançou a publicação “Melhoria da nutrição através do aprimoramento dos ambientes alimentares”, após Oficina sobre Sistemas Alimentares e Qualidade das Dietas, realizada em Brasília. No documento, que traz recomendações sobre medidas que afetam a dinâmica da oferta de alimentos, foram destacados os dados que reforçam os efeitos da má nutrição em todo o mundo.

O presidente da Embrapa participará ainda em Londres do Fórum sobre Sustentabilidade na Agropecuária, no dia 23 de outubro, evento organizado pela Embaixada do Brasil em Londres. O fórum contará com a presença do Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Alceu Moreira, e do Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

(Texto: Portal Agrolink)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *