Comitiva dos Chefs move Festival

Comitiva dos Chefs

Trazendo os sabores regionais, aprender como inseri-los na rotina alimentar, descobrir novos temperos, tudo isso é possível encontrar na 2ª edição da Comitiva dos Chefs que segue até domingo (18), dentro do Festival Esplanada Cultural, na Esplanada Ferroviária.

Considerado o maior da categoria em Mato Grosso do Sul, a estimativa é de que 9.600 pessoas passem pelo evento, que conta com financiamento do Fundo de Investimentos Culturais (FMIC). Corredor gastronômico com restaurantes e chefs de cozinha comercializando pratos regionais, praça de alimentação, Espaço Network para empresas, além de artesãos e pequenos produtores rurais vendendo produtos e serviços, tudo isso pode ser encontrado no Festival.

Demonstrando responsabilidade social, incluindo todas as pessoas interessadas em conhecer e aprender sobre a gastronomia regional, com uma programação voltada para a capacitação, o Festival tem por objetivo atender cerca de 1.800 pessoas, entre cozinheiras, chefs de cozinha, merendeiras, estudantes, agentes turísticos, estudiosos e especialistas.

Para a chef idealizadora do festival, Dedê Cesco, o objetivo da Comitiva é apresentar aos profissionais de gastronomia e população, a riqueza dos ingredientes regionais que compõem a cultura e identidade do povo sul-mato-grossense. “Nossa intenção é fortalecer a gastronomia do Estado e demonstrar o quão rico são os ingredientes do cerrado e pantanal. Há uma infinidade de sabores que precisam de um toque para se tornarem pratos maravilhosos e queremos compartilhar isso com todos os convidados que comparecerem ao festival”, observa.

Melissa Tamaciro — secretária municipal de Cultura e Turismo — destacou a satisfação de fazer parte de um projeto tão inovador. “A união da gastronomia e cultura é um dos ativos mais fortes para o desenvolvimento local, visto que os participantes são despertados por vários fatores como conhecimento e a experiência individual dos sentidos, olfato, visão e paladar. Além disso, proporciona visibilidade aos profissionais de gastronomia que são detentores de um talento muito grande, o qual pode contribuir para maior visibilidade de nossa capital e todo o Estado”, reforça.

Esse ano o Festival Gastronômico apresentará o uso de ingredientes regionais da fauna e flora de Mato Grosso do Sul, além de ingredientes exóticos como insetos comestíveis e Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCS).

Cine Comitiva

Novidade do festival é o Cine Comitiva, que hoje exibe o documentário “Cozinha Regional Pantaneira” cuja pesquisa, direção e roteiro é de Dedê Cesco, Paulo Machado, Marcos Fachini e Ricardo Maranhão e no domingo, o documentário “À mesa: Campo Grande de Sabores” de direção de André Patroni, Kleomar Carneiro e Paulo Higa.

Homenageando o senhor João Vergínio da Silva ( que estará presente durante exibição do filme) o Cine exibe “João da Paçoca” de direção e produção de Elis Regina Nogueira. João, 91 anos, é cearense e há mais 24 anos vende a ‘melhor paçoca do mundo’ em Campo Grande.

Tanto no sábado, quanto no domingo, das 14h às 17h as crianças poderão participar das oficinas de cerâmicas, e domingo, às 16h, haverá apresentação circense com Grupo Circo do Mato.

“O Fmic apoia a Comitiva dos Chefs porque além de ser um evento incrível, valoriza a nossa identidade. Esse evento tem a possibilidade da integração do sabor dos elementos da nossa terra com a experiência das pessoas. É a possibilidade de fazer com que isso seja um grande produto turístico pra nossa cidade, quem sabe até para fora do Estado, atingindo o Brasil e a América Latina. Isso sem contar o espaço em que a Comitiva acontece, num dos lugares mais inacreditáveis da nossa cidade que é a Esplanada Ferroviária. Este espaço possibilita o resgate do passado, lá do início da nossa cidade, com o futuro por meio dessa iniciativa tão forte dentro da economia criativa que é a gastronomia”, finaliza Melissa Tamaciro.

Serviço: A edição 2019 será realizada na Plataforma Cultural, localizada na Esplanada Ferroviária, até domingo na Avenida Calógeras, 3015. Para conferir a programação completa e se inscrever nas aulas-show, acesse o site comitivadoschefs.com.br.

Acesse também: Bolsonaro diz que botijão deveria ser vendido a R$70

(Leo Ribeiro com assessoria)

Jornal Impresso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *