Projeto Palco Itinerante

Descentralizando a arte e fazendo a música regional realmente circular – pelos bairros de Campo Grande e também municípios vizinhos – o fim de semana traz para o bairro Cophavila II, das 16 às 22 horas, shows do Grupo Tradição, Sampri e Amâncio Cabrera, no projeto “Arte no Meu Bairro – Palco Itinerante”, na Avenida Marinha, entre a Rua do Porto e a Rua da Península.

“Viabilizar o acesso à cultura a todos é um dever constitucional do poder público e direito do povo. As periferias precisam ser olhadas com carinho e promover inclusão socio-cultural desses moradores, sobretudo, os jovens é de suma importância para formação de público”, explica Renata, que sobe ao palco com suas duas irmãs.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, pela Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), por meio de convênio do Ministério da Cidadania, do Governo Federal, esse projeto acontecerá nos sábados do mês de agosto, com apresentações já agendadas nos bairros: Nova Campo Grande, Jardim Canguru, Bom Jardim, e Jardim Leblon, sempre das 16 às 22 horas.

Melissa Tamaciro, secretária de Cultura e Turismo, destaca ainda que: “este projeto é valioso porque dá destaque a alguns artistas que, até então, não tinham espaço para se apresentar. Dessa forma, todo mundo ganha: a população, pois não precisa se deslocar do bairro até o centro para ter acesso à cultura, e os artistas, que ganham reconhecimento”.

“Ao invés de esperar o artista estourar nacionalmente a gente já está gerando reconhecimento dele dentro da própria vizinhança. Porque, no geral, a mídia só vai fazer isso depois que ele sai da sua localidade, é natural, então a gente quer que a localidade reconheça seus próprios talentos. Saber que, do lado da sua casa, tem uma pessoa com um talento extraordinário dentro da música e fazer com que esse músico possa contar com o seu bairro, com a sua comunidade, para ajuda-lo no impulsionamento de sua carreira”, complementa Melissa.

Composto de 24 eventos musicais, a serem realizados entre agosto de 2019 e março de 2020, nas seis regiões de Campo Grande e nos Distritos Indubrasil, Anhanduí e Rochedinho, a programação contará com três músicos por evento: dois músicos locais de cada região e distrito do Município, e um artista com renome regional.

Trazendo ainda aquela pitada das tradicionais músicas da Bahia e sertão nordestino, que não podem faltar no repertório do Grupo Sampri, samba é o que as meninas prometem que não pode – nem vai – faltar nesse show. “Estamos muito felizes em levar cultura e música diferente do que se costuma t o c a r nas rádios e nas mídias. Ofertar esses sabores distintos é dever dos artistas independentes e alternativos. Gosto dessa ideia. O lugar- -comum não caminha conosco”, comenta Renata.

“Esse projeto é incrível, onde o artista vai até as pessoas. A nossa expectativa com certeza é das melhores, e o pessoal vai poder curtir os maiores sucessos do Grupo Tradição e conhecerem as músicas novas também”, declarou Patrick Reder, vocalista do Grupo Tradição.

“Arte no Meu Bairro – Palco Itinerante” credencia um total de 58 artistas locais, enquadrados nas modalidades “show de abertura” e “show principal”, sendo o cachê disponível para músicos locais de R$ 2 mil, e para músicos de renome regional, R$ 4 mil.

“Esse projeto vem com a proposta de fomentar a coletividade, nós conseguimos impulsionar o artista local pra ele ganhar mais reconhecimento, descobrir novos talentos e ainda unimos a comunidade. Isso é importante porque cada vez mais as pessoas deixam de se encontrar pessoalmente, de falar, conversar. Estamos fomentando uma política pública para uma cidade inteira, para toda Campo Grande, além de estarmos também desenvolvendo uma das principais atividades da economia criativa que é a música”, finaliza Melissa Tamaciro. (Léo Ribeiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *