Quatro novos medicamentos para o tratamento de psoríase já estão disponibilizados no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo o Ministério da Saúde. Todos são para casos mais graves da doença e também podem ser usadas quando o paciente não responde bem, ou que possui contraindicação.
Entre os medicamentos incluídos estão: adalimumabe, indicado para a primeira etapa do tratamento após falha da terapia padrão para psoríase; o secuquinumabe e o ustequinumabe, indicados na segunda etapa do tratamento após falha da primeira; e o etanercepte, indicado na primeira etapa de tratamento da psoríase após falha da terapia padrão em crianças.
A psoríase é uma doença crônica da pele, não contagiosa, caracterizadas por placas avermelhadas ou róseas, recobertas por escamas esbranquiçadas, que afeta a pele, as unhas e pode acometer as juntas. A doença pode ocorrer em qualquer idade, tanto em homens quanto em mulheres e, até o momento, não possui cura. (Texto: Renata Fontoura com informações do Ministério da Saúde)