A Clia Brasil (Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros) anunciou hoje (3) a suspensão voluntária das operações nos portos do Brasil até 21 de janeiro deste ano. A medida ocorre com efeito imediato para novas partidas e nenhum hóspede será embarcado até o dia 21 de janeiro. Os cruzeiros atuais vão finalizar os seus itinerários conforme planejado.
A entidade informou que está trabalhando em nome das companhias de cruzeiros que operam no país – MSC Cruzeiros e Costa Cruzeiros – para alinhar interpretações e aplicações dos protocolos operacionais de saúde e segurança que haviam sido aprovados no início da temporada, em novembro, com as autoridades do governo federal, Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), estados e municípios.
No último domingo (2), a agência divulgou um comunicado em que contraindica embarques em navios de cruzeiro neste momento. “A recomendação leva em consideração a mudança rápida no cenário epidemiológico, o risco de prejuízos à saúde dos passageiros e a imprevisibilidade das operações neste momento”, acrescentou a Anvisa, que já havia recomendado ao Ministério da Saúde a suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro, na última sexta-feira (31).
A atual temporada, após o término da suspensão voluntária, poderá ser cancelada na íntegra se não houver adequação e alinhamento entre todas as partes envolvidas para possibilitar a continuidade da operação.
(Fonte: Agência Brasil)