A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou na última sexta-feira (31) que o Ministério da Saúde suspenda provisoriamente a temporada de navios de cruzeiro no litoral do Brasil. A medida vem depois do aumento de infecções por COVID-19 em embarcações ancoradas na costa brasileira nos últimos dias.
Em 31 de dezembro, por exemplo, o navio MSC Splendida – atracado no Porto de Santos (SP) – e o navio Costa Diadema – na zona portuária de Salvador (BA) – interromperam as atividades devido a surtos de coronavírus. Segundo a agência, dados apontam que a variante ômicron tem o potencial de se espalhar mais rapidamente do que outras variantes e que a proteção imunológica de vacinas e de casos anteriores de COVID-19 pode não ser tão efetiva.
“A manifestação da agência foi pautada no princípio da precaução, ao priorizar o impedimento da ocorrência de agravo à saúde pela adoção das medidas necessárias à sua proteção”, pontuou a Anvisa em nota.
A agência nacional ressalta, porém, que a recomendação não afeta ainda as operações de navios de cruzeiro. “Até decisão final do grupo de ministros, as operações seguem, como regra geral, autorizadas, submetidas às regras sanitárias vigentes”, diz o texto, referindo-se à necessidade de uma decisão dos ministérios da Saúde, da Justiça e Segurança Pública e da Infraestrutura para a recomendação entrar em vigor.
(Fonte: Agência Brasil)