Foi confirmado oficialmente no último fim de semana que o Brasil terá sede de um dos escritórios regionais da OMT (Organização Mundial do Turismo), agência da ONU (Organizações das Nações Unidas) especializada em turismo. A decisão ocorre após o titular do Ministério do Turismo, Gilson Machado Neto, discursar na Assembleia Geral pela instalação de um escritório em solo brasileiro. A previsão é que seja inaugurado em meados de 2022.
O anúncio foi feito pelo secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, após a 114ª Reunião do Conselho Executivo, em Madrid. As negociações acontecem desde 2020. Este será a primeira sede da entidade nas Américas e terá a função de alinhar medidas para fortalecer o setor e divulgar não apenas o Brasil, mas todos os países da região.
“Nossa região tem uma variedade de possibilidades, é rica em cultura antiga e moderna e tem uma natureza maravilhosa e exuberante para oferecer aos turistas de todo o mundo. O turismo de natureza e o ecoturismo têm um futuro brilhante, como todos sabemos”, destacou Gilson Machado.
A Assembleia Geral da OMT ocorre a cada dois anos e é responsável por aprovar o orçamento, o programa de trabalho e debater assuntos fundamentais para o segmento turístico. Já o Conselho Executivo, do qual o Brasil é membro eleito (2021-2025), é responsável por implantar as decisões da reunião.
Além da notícia da sede no Brasil, a OMT aprovou o Código Internacional de Proteção do Turista.