Para conscientizar a população sobre a inclusão de todos, associações como Pestalozzi e Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) preparam ações para chamar a atenção para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que começa nesta quarta-feira (21) e segue até o dia 28 de agosto na Capital. A Pestalozzi iniciou as atividades ontem (19) com uma panfletagem em frente da sede da instituição.
Segundo a coordenadora geral da Pestalozzi, Romilda Paracampos de Almeida, o período é importante para todas as instituições que atendem pessoas com algum tipo de deficiência. “Essa semana é para chamar a atenção sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência na nossa sociedade”,ressaltou. Segundo Almeida, a educação especial entre em foco com as ações promovidas durante a semana. Sobre a inclusão na sociedade, a coordenadora destacou as variadas formas de se fazer isso. “A importância da inclusão e é inclusão educacional, a inclusão ao trabalho e a todos os direitos e a tudo que a sociedade produz”, afirmou, destacando o fim do preconceito com as pessoas que tem algum tipo de deficiência. “Nós, seres humanos, somos diferentes. Somos diferentes na cor, na questão econômica, somos diferentes também na questão da deficiência também”, explicou.
Outra instituição que prepara eventos durante os dias 21 e 28 é a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). O tema escolhido para desenvolver neste período é de “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”, que deve mobilizar a sede na instituição na Capital. A APAE Campo Grande, localizado na Av. Joana D’Arc, 1450, Vila Santa Branca, deve receber apresentações artísticas, além de palestras com especialistas. As ações começam na quarta- -feira (21) e vão até o dia 28. (Raiane Carneiro e Amanda Amorim colaborou Dayane Medina)
Confira mais notícias na versão impressa.