O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (23), durante o Fórum Empresarial Indonésia-Brasil, em Jacarta, que o Brasil vai propor a quadruplicação do uso de combustíveis sustentáveis durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que será realizada em novembro, em Belém (PA). O chefe do Executivo também destacou a intenção de avançar nas negociações de um acordo comercial entre o Mercosul e a Indonésia, com o objetivo de fortalecer o comércio entre os países e ampliar o papel do Brasil na agenda climática global.
Em seu discurso, Lula defendeu a criação do Conselho Nacional sobre Minerais Críticos, vinculado à Presidência da República, como instrumento de soberania sobre o setor e reforçou que o país não deve se limitar a ser um exportador de commodities. O presidente também voltou a criticar medidas unilaterais e protecionistas, defendendo o multilateralismo nas relações internacionais. “Como a Indonésia, o Brasil se opõe a medidas coercitivas que distorcem o comércio e limitam a integração econômica”, declarou.
Durante o encontro, Lula e o presidente indonésio, Prabowo Subianto, assinaram uma série de acordos de cooperação nas áreas de agricultura, energia, mineração, ciência e tecnologia, estatística e promoção comercial. O petista destacou que o Brasil leva “muito a sério” a parceria estratégica com a Indonésia e aposta em uma relação “equilibrada e mutuamente benéfica”. Lula permanece em Jacarta até sexta-feira (24) e, em seguida, segue para a Malásia, onde participará da 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean). Há expectativa de um encontro presencial com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no domingo (26).
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais
Presidente Lula desembarca em Jacarta e deve se reunir com Trump durante cúpula da ASEAN