Estado entrega veículos para ações de combate a endemias em Vicentina e Fátima do Sul

Reforço à vigilância em saúde ocorre em meio à redução dos casos de dengue em Mato Grosso do Sul

O Governo de Mato Grosso do Sul entregou nesta sexta-feira (19) dois veículos que serão utilizados em ações de vigilância e controle de endemias nos municípios de Vicentina e Fátima do Sul. Os automóveis passam a integrar a estrutura de apoio às equipes municipais que atuam no controle epidemiológico.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o reforço ocorre em um cenário de queda no número de casos de dengue no Estado. De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado no dia 9, Mato Grosso do Sul registrou pouco mais de 14 mil casos da doença até o início de dezembro. No mesmo período do ano passado, foram contabilizados 19,4 mil registros, enquanto em 2023 o número chegou a 45,5 mil.

Os veículos foram adquiridos pela SES e devem ser utilizados em atividades de vigilância e combate a endemias, como dengue, chikungunya e zika. A proposta é ampliar a mobilidade das equipes e dar mais agilidade às ações de prevenção e controle em diferentes regiões do Estado.

Com a entrega realizada nesta sexta-feira, Mato Grosso do Sul soma 51 veículos destinados ao apoio das equipes municipais que atuam diretamente no controle de vetores e na saúde ambiental. O investimento total nessas ações ultrapassa R$ 11,5 milhões.

Ainda conforme a SES, ao longo deste ano o Estado já investiu cerca de R$ 26,5 milhões na aquisição de veículos voltados à vigilância em saúde, transporte assistencial e suporte às unidades e equipes municipais. A secretaria-adjunta da pasta destacou que a ampliação da frota contribui para a execução das ações diante do impacto das arboviroses no sistema de saúde.

*Com informações da Agência de Notícias de MS

.

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *