Um balanço realizado pelo BPMTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito) observou que o último dia 24 de dezembro, véspera do feriado de Natal, acabou se consagrando o “Dia D” de acidentes para o ano de 2021 inteiro na Capital. Na data, foi registrado um total de 27 ocorrências nas ruas e avenidas campo-grandenses.
Como se não bastasse, o dia seguinte – 25 de dezembro – foi o segundo colado no levantamento. A data contou com 18 sinistros. Já no final de semana do Ano Novo, de 31 a 1º de janeiro, o BPMTran registrou nove acidentes diários.
Por mais que os dados assustem, os números são menores quando comparados a 2020. No ano passado, entre 20 a 31 de dezembro, foram 245 acidentes totais contra os 316 de 2020. Já em 2019, o registrado foi de 250.
Para o comandante do batalhão, tenente-coronel Wellington Klimpel do Nascimento, a justificativa para a queda nos números foi a conscientização. “Mesmo assim, pessoas foram flagradas dirigindo sem habilitação ou sob efeito de álcool”, contrapôs.