BR-364 é fechada por indígenas

whatsapp-image-2021-09-01-at-12.40.32

Nesta quarta-feira (1 °), indígenas bloquearam a BR-364, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre para protestarem contra o projeto de lei que modifica a demarcação de terras. Eles se reuniram cerca de 70 milhas da cidade.

A manifestação aconteceu para tentar sensibillizar membros do STF (Supremo Tribunal Federal). Os magistrados retomaram a votação, em Brasília, que decidem se as demarcações de terras indígenas seguiriam o chamado “marco temporal”.

Essa informação foi confirmada pelo líder indígena Ninawá Inu Huni kui e presidente da Federação do Povo Huni kui do Acre (Fephac). Fizeram parte do ato indígenas das etnias Huni Kuĩ (Kaxinawa), Puyanawaa, Nawas, Nukini, Noke Ko’í (Katukina). “Hoje volta a ser votado novamente no STF como condicionantes do marco temporal, então, estamos em apoio ao movimento nacional e o Brasil inteiro está fechando hoje como BRs”, disse.

Projeto aprovado na CCJ

Em junho deste ano o projeto aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deixou os representantes indígenas desapontados com o futuro de seus povos o que gerou vários protestos em Brasília e em todo o país.

Compreendendo o PL

O PL 490/2007 determina que são terras indígenas todas aquelas que estão sendo ocupadas pelos povos, desde 5 de outubro de 1988. Sendo assim, é necessária a comprovação da posse da terra no dia da promulgação da Constituição Federal.

Para essa legislação atual, a demarcação requer a abertura de um processo administrativo dentro da Fundação Nacional do Índio (Funai) criando assim um relatório de identificação feito por uma equipe multidisciplinar, que tenha pelo menos um antropólogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *