Curso em máquinas pesadas tem 90 capacitados

Um curso gratuito para servidores do Proinc (Programa de Inclusão Profissional) capacitou 90 homens e mulheres para atuar com máquinas pesadas. A capacitação foi feita pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Social do Trabalho (Funsat), em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) e o Grupo Junta promoveu o 2º Curso Intensivo de Máquinas Pesadas.

Foram 40 horas de curso, sendo 18 horas em sala de aula e prática e 22 horas de conteúdo online. Dona Neide Ferreira Villas Boas, uma das únicas mulheres no curso, disse ter interesse de trabalhar na área. “Sou Proinc, trabalho como auxiliar de manutenção e vi no curso uma oportunidade de melhorar, de me capacitar e ter mais opções de trabalho”, disse.

Já Amarildo Belino da Costa, que é da comunidade local, pagou a taxa para fazer o curso e afirmou que sua expectativa é aumentar o conhecimento, melhorar o currículo e ter mais oportunidades de trabalho.

Para o prefeito Marquinhos Trad, que participou da abertura da aula no sábado (21), o curso é uma oportunidade para quem quer ter mais opções de trabalho. “Quem não está capacitado não tem espaço. Aqui é uma chance para cada um de vocês melhorarem o currículo e terem mais opções. Aonde às pessoas vão, elas estão sendo avaliadas, por isso é preciso se capacitar cada vez mais. Quem não é bom não tem lugar”, disse.

Diretor adjunto da Funsat e coordenador geral do Proinc e Pronatec, Robeto de Avelar, explicou que o curso foi escolhido por haver necessidade de mercado. “Nós verificamos no mercado que existe uma carência muito grande de profissionais nessa área e fizemos uma parceria visando, principalmente, a qualificação dos Proincs da PMCG. Esse curso é gratuito para essas pessoas, e tem uma taxa simbólica para as demais pessoas”.

De acordo com Junior Mota, fundador do Grupo Junta, o curso de treinamentos de máquinas pesadas custa de R$ 800 a R$ 1,2 mil.

Ele explica ainda que o treinamento é intensivo, feito de forma rápida e eficiente, com carga horária legislativa obrigatória. “São 40 horas totais, sendo 8 horas sala de aula, mais um apanhado em campo (com as maquinas disponibilizadas pela Sisep) e mais 22 horas de conteúdo extra-pedagógico, no qual o aluno recebe via whatsApp materiais de estudo, além do grupo que permanentemente que mantemos junto aos alunos onde recebem conteúdo e aprendem mais”, contou.

Um dado importante é que o curso de máquinas pesadas é obrigatório e consta na NR12, desta forma só pode atuar na área quem está capacitado.
“Contratar sem o curso é irregular e corre risco de a Justiça do Trabalho multar”, afirmou Junior Mota.

A Prefeitura de Campo Grande abriu 90 vagas e todas foram preenchidas. A expectativa é de a Funsat abrir uma terceira turma em um a dois meses. (Rafael Belo com Prefeitura)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *