O Sebrae MS realizou reuniões em Corumbá para desenvolver o trabalho de mapeamento do ecossistema de inovação no município.
Entre as conversas que estão acontecendo nesta semana desde segunda-feira (7), houve encontro com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável da Prefeitura Municipal hoje (10).
A formatação desse mapeamento envolve a discussão com lideranças e setores que contribuem com a inovação.
Essa ação de mapeamento do ecossistema de inovação, integra a etapa do Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal (Pró Pantanal) que visa reduzir o impacto dos incêndios na economia local e ajudar a desenvolver setores produtivos, como turismo, pecuária, agricultura familiar, administração pública, comércio, entre outros.
Foi pontuado que a expertise do Sebrae sendo aplicada em apoio à Prefeitura e outros atores do ecossistema vai alavancar essa cultura de inovação dentro do município.
“A Prefeitura de Corumbá quer participar, quer ser parceira desse ecossistema de inovação e entendemos que o Sebrae vai nos ajudar a atuar nesse sentido. Já temos um Conselho de Desenvolvimento Econômico para Corumbá e podemos inserir o termo inovação nele, atuar com comitê ou câmara técnica para alimentar essa construção”, pontou o secretário Cássio Augusto.
A analista técnica do Sebrae, Luciene Mattos, explicou que a reunião com a Prefeitura e com outros atores está enriquecendo o trabalho de mapeamento.
“Estamos buscando o que cada uma das lideranças, os setores tecnológicos e de pesquisa da cidade podem contribuir com quem quer empreender ou quem já está atuando na região do Pantanal. Vamos criar o diálogo entre essas partes para gerar inovação que tanto a iniciativa privada, como o poder público precisam”, explicou a analista técnica.
Esse mapeamento resulta na possibilidade para as lideranças locais terem estrutura para construção de um planejamento de inovação para os próximos anos de Corumbá.