Na quarta-feira (30), ao menos 20 alunos do curso de medicina veterinária da UFPR (Universidade Federal do Paraná) do campus de Palotina, na região oeste do estado, apresentaram queimaduras após passarem por um trote universitário.
Segundo o boletim de ocorrência feito pelos estudantes, o trote foi realizado por alunos veteranos do curso, como forma de recepcionar os novos ingressantes. Inicialmente, eles teriam pedido dinheiro pelas ruas e depois foram encaminhados a um terreno baldio, onde foram obrigados a se ajoelhar. Foi nesse momento que um produto, dentro de garrafas de creolina, foi jogado no corpo dos jovens. A polícia suspeita que junto da creolina, havia mais alguma substância química.
Todos os alunos foram levados ao Hospital Municipal de Palotina, apresentando queimaduras de 1° e 2° grau. Uma das participantes do trote, inalou o produto e chegou a desmaiar, passou por observação no hospital mas já teve alta na manhã de quinta-feira (31).
A UFPR emitiu uma nota, afirmando que não tolera nenhum tipo de violência e que esse foi um caso isolado, e informando que um processo administrativo já foi aberto para apurar as responsabilidades sobre a ação. Um número de telefone e endereço de e-mail foram disponibilizados para quem quiser denunciar qualquer ato violento ou discriminatório durante os trotes.