Ligações indesejadas recebidas por elevado número de consumidores têm motivado índice bastante elevado de ações do Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor). O Bloqtel (Bloqueio de Telemarketing) é a forma de impedir que novas ligações sejam realizadas aos cidadãos que estão sendo prejudicados.
No período de maio a início de outubro em curso, foram bloqueados 11.070 telefones. As maiores incidências ocorreram nos meses de julho com 6 646 bloqueios, agosto com 1 171 e maio com 1 114. A quantidade elevada é fruto de denúncias realizadas por pessoas em período anterior ao tido como referência.
Já em se tratando de novos registros, foram 715 no período. Setembro foi o mês de maior número com 179 seguido de agosto com 152 e junho com 138. Todo cidadão que estiver sendo alvo de incômodo, recebendo ligações, tem oportunidade de evitar acessando o Bloqtel por meio do site do Procon Estadual.
Por meio do cadastro Bloqtel, que é parte integrante do site procon.ms.gov.br, é garantido às pessoas a paralização dos contatos que não são de interesse particular do dono da linha.