Após recomendação da Secretaria de Saúde, o Estado de São Paulo iniciou nesta semana a aplicação da 5º dose da vacina para Covid-19. A realização contempla pessoas com 60 anos ou mais e que tenham, necessariamente, alto grau de imunossupressão (baixa imunidade)..
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo recomenda que a aplicação pode ser feita com qualquer imunizante disponível. Já o ministério da saúde diz que o reforço deve ser aplicado com o imunizante da AstraZeneca, Janssen ou Pfizer.
Para ser vacinada, a pessoa precisa ter recebido a quarta dose, ou segunda dose adicional, há pelo menos quatro meses.
Qual a importância da 5º dose?
Segundo a secretaria da saúde e o ministério da saúde, a proteção da vacina nos imunossuprimidos pode cair mais rapidamente do que em pessoas saudáveis. Portanto, o reforço representa um apoio para evitar as formas graves da Covid-19.
O Estado espera que outros grupos, além dos mencionados, também possam ser vacinados com a 5º dose. Todos os imunossuprimidos a partir dos cinco anos, como já é recomendação do CDC e do FDA [órgãos reguladores dos Estados Unidos], e as pessoas acima de 50 anos, mesmo sem imunossupresão também devem ser incorporadas para essa dose de reforço.
Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram