“Próxima segunda-feira”, confirma secretário sobre lote de CoronaVac para faixa etária dos 6 ao 17 anos

coronavac imunizante dose vacina covid covid-19 criancas adolescentes
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

O titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, garantiu a data em que crianças e adolescentes dos 6 aos 17 anos poderão começar a ser imunizados com dose da vacina CoronaVac em Mato Grosso do Sul. Segundo o secretário, um lote contendo nova remessa do fármaco, proveniente do Instituto Butantan (São Paulo), é esperado para chegar no dia 24 de janeiro, próxima segunda-feira.

Em entrevista ao O Estado Online, Resende confirmou que a pasta de Saúde sul-mato-grossense já cobrou do Ministério da Saúde o início da vacinação dessa faixa etária no Estado. Segundo ele, o pedido foi encaminhado nesta sexta-feira (21) e que aguarda “atentamente” o lote.

“Acreditamos que já na semana que vem poderemos iniciar as atividades de vacinação nessas crianças e adolescentes. A própria Rosana Leite [titular da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à COVID-19] nos informou que o lote será encaminhado ao Estado”, afirmou Resende.

Atualmente, há cerca de 32,1 mil doses da vacina sino-brasileira – isto é, em parceria da China com o Butantan – em estoque. Elas serão adicionadas com a chegada da nova remessa.

Liberação

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já autorizou a aplicação da CoronaVac em crianças e adolescentes (6 a 17 anos), tanto é que o governo de São Paulo já iniciou a vacinação do público. No dia de hoje (21), o Ministério da Saúde definiu o uso da patente em larga escala no Brasil, por meio do PNI (Plano Nacional de Imunização).

Segundo Resende, o fármaco é seguro e eficaz. “Existe uma experiência qualificada de aplicação da dose em diversos países, seja na América do Sul ou China. Milhões de crianças e adolescentes já tomaram a vacina, sem efeito colateral importante”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *