Tradicionalmente associado a recomeços e metas renovadas, o mês de janeiro impulsiona a busca por uma rotina mais ativa e saudável, especialmente entre pessoas que decidiram abandonar o sedentarismo e priorizar o autocuidado. Por isso, as quatro academias do Sesc em Mato Grosso do Sul têm sentido o retorno de alunos e a procura de quem quer iniciar uma vida saudável em 2026.
Na unidade do Sesc Camillo Boni em Campo Grande, o aumento no fluxo de frequentadores é perceptível neste mês de janeiro. De acordo com o instrutor de recreação e lazer, Cristian Domingos da Silva Camposano, esse comportamento é comum no começo do ano e está diretamente ligado à decisão das pessoas de adotar um estilo de vida mais saudável.
“Esse começo de ano vem acompanhado de várias promessas, vários propósitos e objetivos. A procura pelas academias aumenta justamente porque as pessoas buscam uma mudança de hábito e um lifestyle mais saudável, o que torna essa procura maior e mais recorrente”, explica.
Entre os alunos, o sentimento predominante é de renovação. Para a representante comercial Paula Cebalho, o novo ciclo representa uma reorganização de prioridades. “Tudo novo, né? São metas novas, prioridades, saúde em primeiro lugar”, afirma.
O técnico de enfermagem Luis Felipe do Nascimento também aposta na disciplina como principal aliada para alcançar resultados. Ele destaca que o processo exige constância e mudança de hábitos. “Disciplina, foco, perseverança, dietinha saudável, cardio e o shape vem”, resume.
A busca por atividade física regular vai além da estética. A Organização Mundial da Saúde recomenda pelo menos 150 minutos semanais de exercícios moderados, o que pode ser alcançado, por exemplo, com caminhadas de 30 minutos em cinco dias da semana. A prática contínua contribui para a prevenção de doenças, melhora do sono, do humor e da qualidade de vida como um todo.
O instrutor Cristian Camposano ressalta que a musculação e as atividades orientadas trazem benefícios importantes para o corpo e para a mente, especialmente para um sono melhor.
“Com a prática da musculação, você libera hormônios como dopamina e serotonina. Há preservação e ganho de massa muscular, dependendo da faixa etária, da alimentação e da qualidade do sono. O gasto energético aumenta, o apetite se regula e o sono tende a ser mais reparador. Tudo isso traz melhorias significativas para a qualidade de vida”, afirma.
Entre os frequentadores da academia, histórias inspiradoras reforçam que nunca é tarde para começar. Aos 90 anos, a aposentada Edovirgens Almeida Paim mantém uma rotina ativa e prova que a idade não é um impedimento para o movimento. Para ela, a atividade física é fundamental para a autonomia.
“É muito importante porque a gente não fica dependente de ninguém. Eu saio sozinha na rua. Se a pessoa quiser viver, é uma alternativa. É uma escolha de vida: viver alegre e contente, senão fica chorando pelos cantos”, diz.
Em Campo Grande, as academias do Sesc oferecem musculação e aulas coletivas como Localizada, Alongamento, Bike Indoor, Ritmos e Circuito Funcional. Também é possível contratar aulas de modalidades como Natação, Funcional Teen, Ginástica Rítmica, Cross Sesc, Judô, Jiu-jitsu, Pilates Aparelho e Pilates Solo.
Além da Capital, o Sesc mantém academias em Dourados, Aquidauana e Ponta Porã. Os planos fidelidade têm valores a partir de R$ 84,90 para trabalhadores do comércio e seus dependentes. Informações completas sobre horários, modalidades e planos estão disponíveis no site oficial do Sesc MS por meio do link https://sesc.ms/landpages/academias/campo-grande.
O Sistema Comércio MS é composto pela Fecomércio MS, Sesc MS, Senac MS, IPF e Sindicatos Empresariais. É presidido por Edison Araújo. A entidade é administrada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), presidida por José Roberto Tadros.