O Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) abre, exclusivamente nesta terça-feira (27), o período de inscrições para programas de residência multiprofissional e uniprofissional na área da saúde. As vagas são destinadas a profissionais como enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos e assistentes sociais, e as inscrições devem ser realizadas presencialmente.
Os interessados devem comparecer à Secretaria da Coremu (Comissão de Residência Multiprofissional e Uniprofissional) do HU/UFGD, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30. A inscrição é gratuita e poderá ser feita por meio de procuração, caso o candidato não possa estar presente. O processo seletivo será composto por duas etapas: avaliação curricular, com peso 7, e entrevista presencial, com peso 3.
Etapas do processo seletivo
Para o Programa de Residência Uniprofissional em Enfermagem em Neonatologia, as entrevistas presenciais ocorrerão entre os dias 4 e 6 de fevereiro de 2026, nas dependências do HU-UFGD. Já os candidatos ao Programa de Residência Multiprofissional em Gestão da Saúde Indígena serão entrevistados nos dias 9 e 10 de fevereiro, também no hospital.
O resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 12 de fevereiro. A matrícula da primeira chamada será realizada em 23 de fevereiro de 2026.
Vagas ofertadas
O Programa de Residência Multiprofissional em Gestão da Saúde Indígena oferece seis vagas, distribuídas entre as seguintes áreas:
– Enfermagem (1 vaga);
– Fisioterapia (1 vaga);
– Nutrição (1 vaga);
– Psicologia (1 vaga);
– Serviço Social (1 vaga);
– Farmácia (1 vaga).
Já a Residência Uniprofissional em Enfermagem em Neonatologia disponibiliza quatro vagas, destinadas exclusivamente a profissionais de enfermagem.
Podem participar do processo seletivo profissionais que tenham concluído a graduação até a data da matrícula e estejam devidamente regularizados junto ao respectivo conselho de classe.
Duração e bolsa
Os programas de residência têm duração de dois anos, com início das atividades previsto para 2 de março de 2026. Os residentes aprovados receberão bolsa mensal no valor de R$ 4.106,09, concedida pelo Ministério da Saúde.
A carga horária total é de 5.760 horas, distribuídas ao longo de dois anos, com dedicação exclusiva e jornada semanal de 60 horas. As atividades incluem práticas no HU-UFGD/Ebserh e em serviços da Rede de Atenção à Saúde de Dourados.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail prosrmu.hu-ufgd@ebserh.gov.br.
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais
Transplantes crescem em MS e somam 368 procedimentos em 2025