HU da Capital enfrenta baixa no estoque de leite materno

leite
Imagem ilustrativa - Foto: Arquivo/ Agência Brasil

Banco de leite do Humap-UFMS tem reserva para apenas uma semana e depende de doações para atneder recém-nascidos internados

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh), em Campo Grande, alerta para a queda no estoque de leite materno. Atualmente, 19 recém-nascidos internados nas unidades neonatais (UTIN, UCINco e UCINca) dependem diretamente das doações, mas a quantidade armazenada deve durar apenas mais sete dias.

O leite humano é considerado essencial para o desenvolvimento e a recuperação de bebês prematuros e em condições de saúde delicadas. Sem a doação, a alimentação e o tratamento desses pacientes ficam comprometidos.

A coleta pode ser feita tanto no próprio Banco de Leite do hospital, em um procedimento rápido que dura cerca de 15 minutos, quanto em casa. O serviço de coleta domiciliar é gratuito e realizado mediante agendamento. Nas duas modalidades, as mães recebem orientações sobre higiene, técnicas de extração e armazenamento adequado para garantir a segurança do material.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, cada contribuição é decisiva. “Muitas mães não conseguem amamentar seus filhos nas primeiras semanas de vida, e o leite doado é essencial para garantir a nutrição adequada e ajudar na recuperação desses bebês”, afirmou.

Interessadas em doar podem procurar diretamente o Banco de Leite do Humap-UFMS ou agendar a coleta pelos telefones (67) 3345-3027 e (67) 99633-2510 (WhatsApp).

/

Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *