A Secretaria de Saúde de Dourados deu inicio as atividades de combate à tuberculose e hanseníase que vão até o dia 31 de março. As atividades serão realizadas no CRTH( Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase) e na UBS( Unidade Básicas de Saúde), junto com a Departamento de Vigilância e com o Núcleo de Atenção Básica.
O centro de atendimento conta com uma equipe capacitada de prevenção a tuberculose e hanseníase, visando descobrir um diagnóstico precoce para buscar o tratamento efetivo. Prestando apoio de diagnósticos, as consultas especializadas é feita pela SISREG (Sistema Nacional de Regulação).
O secretário municipal de Saúde, Waldno Lucena Júnior, diz da importância de dicar atento aos sistomas da doença. “É preciso estar atento aos sintomas e caso algum persistir o recomendado é procurar atendimento médico especializado”, disse.
Os principais sintomas da Hanseníase são: dor e sensação de choque, mancha no corpo, fisgadas e agulhadas em braços e pernas, caroços e inchaços pelo corpo.
Ja os sintomas da Tuberculose são: tosse e catarro que persistem por mais de três semanas, falta de apetite e emagrecimento, febre baixa, cansaço, dores no peito efalta de ar.
Tanto a hanseníase quanto a tuberculose tem cura, o tratamento é gratuito e garantido pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Quanto mais rapido é o tratamento, melhor para a sáude do paciente.
O CRTH está situado no bloco amarelo da PAM, com o funcionamento de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h.